[weglot_switcher]

Investigadores reunidos no Politécnico de Setúbal debatem avanços da ciência na qualidade de vida

Politécnico de Setúbal acolhe até ao final do dia congresso científico sobre qualidade de vida. Iniciativa é organizada pelo centro de investigação CIEQV, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
28 Fevereiro 2025, 16h00

Cerca de 150 investigadores/as e estudantes nacionais e estrangeiros estão reunidos desde ontem na Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), no âmbito de um congresso onde estão a ser discutidos os mais recentes avanços da ciência em matéria de qualidade de vida.

Subordinado ao tema “Inovação e Sustentabilidade para um Futuro de Qualidade”, o congresso é organizado pelo Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV), consórcio que agrega cinco instituições de ensino superior politécnico, entre as quais o Instituto Politécnico de Setúbal. O Centro é coordenado pelo Politécnico de Santarém.

Ângela Lemos, presidente do Politécnico de Setúbal, disse na sessão de abertura que a integração do IPS neste centro de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) vem “permitir a estudantes, docentes e investigadores/as desenvolverem investigação em diversas áreas do saber, elevando a qualidade do ensino no IPS e criando condições para a criação de soluções inovadoras, contribuindo assim para o fortalecimento da economia regional”.

 Ao reforço da capacidade científica, junta-se com igual importância a possibilidade de fortalecer as redes de colaboração internacional e nacional, atraindo financiamentos, parcerias e oportunidades de cooperação, o que é benéfico para todas as partes envolvidas”, salientou Ângela Lemos.

Dirigido a investigadores, académicos, profissionais e estudantes interessados no tema, o congresso pretende constituir “um espaço de intercâmbio internacional entre pares”, dando a conhecer boas práticas, novos estudos e tecnologias de ponta, ao mesmo tempo que procura aumentar a consciencialização do público, comunidades e organizações para as várias dimensões da qualidade de vida.

Durante dois dias, o III Congresso Internacional do CIEQV abarca sete conferências, seis workshops e mais de uma centena de comunicações, abordando as grandes linhas de investigação desenvolvidas pelo CIEQV, nomeadamente Educação de Qualidade; Sustentabilidade Social e Empreendedorismo; Sistemas Agroalimentares Sustentáveis; Atividade Física e Desporto; e Determinantes Sociais e Indicadores de Saúde para a Qualidade de Vida.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.