O investimento direto estrangeiro é um dos grandes motores dos países e das empresas, à escala global. A este respeito, a maior economia do mundo continua a registar os valores mais elevados, com mais do dobro do que qualquer outra. Ao mesmo tempo, o primeiro país europeu surge somente na 6ª posição.
De acordo com os dados recolhidos pela plataforma BestBrokers, os Estados Unidos da América registaram um volume total de investimento direto estrangeiro na ordem de 387,99 mil milhões de dólares em 2024. Em causa está um crescimento homólogo de 11,2%, para um valor que corresponde a mais do dobro do que os números alcançados em qualquer outra economia do mundo.
Seguiram-se Singapura (151,9 mil milhões de dólares) e Hong Kong (117 mil milhões), a completar o pódio. Mais atrás surgem Brasil (71 mil milhões) e Canadá (62,1 mil milhões). França surge no logo atrás, na quinta posição (55,4 mil milhões), o que significa um disparo de 530% face a 2023, em função de confiança renovada nos setores industrial e energético.
Entre os países europeus, Alemanha fica em 7º (47,6 mil milhões) e Malta no 10º lugar (42,5 mil milhões).
Por outro lado, também em 2024, a China aparenta ter dado primazia à autossuficiência, em vez de procurar atrair capital estrangeiro. Nesse sentido, o investimento direto estrangeiro na segunda maior economia do mundo caiu 64% em termos homólogos e não foi além dos 18,6 mil milhões de dólares. A Rússia, por seu turno, foi castigada pelas sanções do ocidente e ficou-se pelos 8 mil milhões.
Malta lidera investimento per capita
No que diz respeito ao investimento médio por cidadão residente em cada país, os números são bastante diferentes. Os Estados Unidos registaram investimento direto estrangeiro na ordem de 1.141 dólares per capita, o que os deixa na 18ª posição.
Neste capítulo, a liderança fica na Europa. A pequena ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo, regista cerca de meio milhão de habitantes, tendo alcançado 74.035 dólares em investimento direto estrangeiro per capita, em 2024. Trata-se de um aumento na ordem de 69,1% por comparação com o ano anterior.
Os baixos impostos sobre as empresas e a intenção de formar um hub de investimento em blockchain e serviços financeiros digitais permitiram a Malta alcançar o topo do ranking.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com