Investimentos públicos na ilha de Santo Antão devem ultrapassar os 960 mil contos em 2020

A maior fatia orçamental está destinada à requalificação urbana e melhoria de acessibilidades da ilha cabo-verdiana.

Os investimentos públicos previstos para a ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, no quadro do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), ultrapassam os 960 mil contos, sendo a maior fatia desse montante (814 mil contos) destinada à requalificação urbana e melhoria de acessibilidades.

No âmbito do PRRA, as verbas que o Governo pretende disponibilizar, no próximo ano, para Santo Antão serão canalizadas, sobretudo, para a requalificação das orlas marítimas das cidades do Porto Novo e das Pombas (Paul) e para a reabilitação de estradas de desencravamento de localidades com potencial económico.

Na agricultura, segundo um documento a que a agência noticiosa Inforpress teve acesso, o Governo de Cabo Verde prevê investir 60 mil contos no centro pós-colheita de Santo Antão, investimento que se insere na aposta do Executivo cabo-verdiano em modernizar a agricultura nesta ilha, “rompendo, assim, com a visão tradicionalista” que caracteriza ainda este sector, nesta região.

No âmbito do OE2020, esta ilha receberá ainda 53 mil contos para arranque do projeto de saneamento do Porto Novo e mais um montante de 38 mil contos para a conclusão da segunda fase da estrada de acesso a Tarrafal de Monte Trigo. No total, o projeto da segunda fase da estrada para Tarrafal de Monte Trigo, iniciado em 2018, estima-se em 270 mil contos e ficará pronto em Maio do próximo ano, segundo a previsão do empreiteiro.

Ainda em 2020, o Governo espera transferir para os municípios de Santo Antão, através dos fundos de financiamento municipal, do ambiente e do turismo, cerca de 550 mil contos, devendo ainda as autarquias de esta ilha serem beneficiadas com o programa de desenvolvimento empresarial, com incidência, sobremodo, no empreendedorismo jovem, com mais de 500 jovens a beneficiarem de ações de formação.

O arranque da construção do centro de saúde da Ribeira das Patas constitui outro investimento em carteira para o próximo ano, segundo o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva.

Ler mais
Recomendadas

Presidente de Cabo Verde considera Moçambique referência democrática na CPLP

O Presidente cabo-verdiano defendeu que seria desejável que os resultados das eleições gerais fossem aceites por todas as forças políticas.

Polícia Judiciária: “Caso de Luís Giovani extravasou a investigação criminal e gerou alarme social”

A PJ disse esta sexta-feira que a investigação continua, apesar dos cinco detidos. O jovem cabo-verdiano, que estudava em Bragança, faleceu a 31 de dezembro de 2019 vítima de agressões físicas. “Isto não se trata de um crime de um país ou de outro ou de raças. Algumas das notícias minoritárias que foram veiculadas não têm qualquer fundamento”, assegurou Luís Neves.

Cabo Verde Telecom afirma que tem planos para o 5G ainda em 2020

O ‘chairman’ da operadora de telecomunicações cabo-verdiana afirma que a rede 4G chega a cerca de 40% da população do arquipélago, com uma velocidade “muito forte”.
Comentários