A Infraestruturas de Portugal (IP) e o Município de Leiria vão avançar com os estudos do Plano de Urbanização da nova Estação de Leiria e do Plano de Urbanização da zona envolvente à atual estação ferroviária, anunciou a empresa liderada por Miguel Cruz em comunicado.
Com este objetivo foi assinado no dia 18 de novembro, um protocolo de cooperação entre as duas entidades, para a elaboração dos estudos específicos, partilha de informação e colaboração no desenvolvimento do Plano de Urbanização da futura Estação da Linha de Alta Velocidade (ELAV) que servirá o município de Leiria, bem como do Plano de Urbanização da zona envolvente à Estação da linha do Oeste na cidade de Leiria, explica a IP.
“Com a celebração deste protocolo ficam definidos os termos e condições da cooperação entre as a Infraestruturas de Portugal e o Município de Leiria, garantindo uma maior eficácia na colaboração, partilha de informação e conjugação de esforços que vão permitir alcançar o objetivo comum, disponibilizar aos cidadãos uma rede de transporte e mobilidade mais segura, eficiente e ambientalmente sustentável” acrescenta a empresa.
A nova estação ficará localizada sobre o eixo do traçado da Linha de Alta Velocidade (LAV), e servirá tanto os serviços de alta velocidade como os serviços convencionais, mediante o desvio da Linha do Oeste para a nova Estação.
O Plano de Urbanização da ELAV a desenvolver, tem como objetivo “promover o crescimento urbano sustentável e qualificado da zona envolvente da Estação, constituindo-se como um polo intermodal de transportes que, no seu conjunto, reunirá a ferrovia convencional e de alta velocidade, transportes públicos rodoviários, acessibilidades rodoviárias, cicláveis e pedonais”.
O plano irá prever também a criação de zonas verdes de proteção e enquadramento, minimizando os impactes visuais e ambientais da infraestrutura ferroviária no tecido urbano.
Na zona envolvente à atual estação, local designado por Sismaria, o Plano de Urbanização “irá garantir a adequada reafectação a novos usos dos terrenos e edificado da estação ferroviária que serve a cidade de Leiria e dos seus troços adjacentes da Linha do Oeste que, por força do desvio da linha para servir a ELAV, deixarão de ter exploração ferroviária”.
O planeamento da execução destes dois Planos será ajustado ao desenvolvimento da Fase 2 do projeto da Linha de Alta Velocidade (LAV) correspondente ao troço Soure / Carregado, e coordenado entre a IP e o Município de Leiria, assegurando a qualidade do acesso dos utentes ao serviço ferroviário e a sua interligação com os restantes modos de transporte.
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