O parlamento da Irlanda da Norte nomeou este sábado o nacionalista Michelle O’Neill como novo primeira-ministra. A subida ao poder do representante do partido Sinn Fein marca, de resto, uma página de história para aquele país.
O boicote do Partido Unionista Democrático (DUP) ao governo durou dois anos e terminou na sequência de esta força política ter alcançado um acordo com o governo do Reino Unido, liderado por Rishi Sunak, para aligeirar os atritos comerciais ligados ao Brexit.
“Este é um dia que representa um novo amanhecer”, referiu O’Neill nas primeiras palavras enquanto líder de governo, na assembleia. “Servirei todos igualmente e serei uma primeira-ministra para todos”, garantiu, citada pela “Reuters”.
A própria defende reunificação irlandesa, isto é, a união da Irlanda do Norte à República da Irlanda, a par da saída do Reino Unido e da União Europeia.
De referir que o conflito entre nacionalistas (defensores de uma Irlanda do Norte unida) e unionistas (pró-britânicos) dura há décadas. O paradigma político do país altera-se de forma acentuada com a eleição de O’Neill, que reiterou que lamenta “todas as vidas perdidas durante o conflito, sem exceção”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com