Isabel Espírito Santo é a nova Presidente Executiva (CEO) do Banco Millennium Atlântico, de acordo com informação avançada pelo jornal angolano “Telegrama”, que o Jornal Económico (JE) confirmou.
Até então Chief Business Officer (CBO) do banco angolano, Isabel Espírito Santo substitui Miguel Raposo, que terminou o mandato no final de 2024.
As mudanças agora conhecidas decorrem da eleição dos novos órgãos sociais do banco para um novo mandato, uma vez que o anterior acabou no ano passado.
Segundo informação obtida pelo JE, o board vai diminuir de 15 para 11 membros, enquanto a Comissão Executiva passará de sete para cinco. Estas mudanças serão aprovadas pelos acionistas na segunda-feira, altura em que também será aprovado o plano estratégico para 2025-2028.
A Assembleia-Geral aprovará, ainda, o princípio da separação entre acionistas e a administração do banco, à luz das regras de governance internacionais.
A “Forbes África Lusófona” avançou, ao início desta noite, que Elpídio Neto foi o nome escolhido para a presidência do Conselho de Administração (PCA) da instituição, sucedendo a António Assis de Almeida.
N’Gunu Tiny, acionista do grupo Media 9, é Presidente do Conselho de Estratégia e Sustentabilidade (CES) do banco angolano, no qual o BCP tem uma participação de 22,53%.
Os lucros do Banco Millennium Atlântico ascenderam a 16,8 mil milhões de kwanzas angolanos (17,6 milhões de euros) em 2024, correspondentes a uma subida de 85% em termos homólogos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com