O Pingo Doce é liderado por uma mulher, Isabel Ferreira Pinto, que não pertence à família Soares dos Santos. No entanto, isso não faz da gestora uma desconhecida.
A verdade é que Isabel Ferreira Pinto trabalhou arduamente para chegar ao posto que ocupa desde 2016, depois de ter passado por vários cargos dentro da Jerónimo Martins. Isso fez com que a revista Forbes Portugal, que pertence ao grupo Media9 (também detentor do JE), avaliasse a gestora com 78 pontos na categoria de Moda, Distribuição e Retalho, colocando-a no segundo lugar.
Licenciada em Gestão, Comercial & Marketing pela Universidade Católica Portuguesa, Isabel Ferreira Pinto ingressou para a Jerónimo Martins para gerir o marketing do Recheio Cash & Carry, no ano de 2000. O fim do curso, em 1999, deu-lhe ainda a oportunidade de fazer um estágio, ao abrigo do programa de Management Trainees, no grupo Jerónimo Martins.
Em 2001 passou à posição de Category Manager dos congelados no Recheio, mantendo-a durante um ano, até passar a Category Manager das bebidas, onde esteve dois anos. Desempenhou funções de chefia no segmento alimentar entre 2004 e 2005 e, nos dois anos seguintes voltou às bebidas e englobou também a secção dos vinhos.
A entrada no Pingo Doce aconteceu em setembro de 2008, de acordo com o perfil de LinkedIn da própria gestora. Em funções que já lhe eram conhecidas, Isabel Ferreira Pinto agarrou a posição de compras da parte alimentar do Pingo Doce até 2009, acumulando as mercearias até 2013.
Nesta altura, Isabel Ferreira Pinto disse adeus ao grupo Jerónimo Martins para abraçar um novo desafio na consultora Daymon Worldwide, desempenhando funções de senior director of business development. Esteve na consultora e no cargo durante um ano e 11 meses, até dezembro de 2015.
Foi então que lhe surgiu o convite irrecusável. Em janeiro de 2016 aceitou o cargo que mantém nos últimos quase nove anos: CEO da retalhista Pingo Doce.
Mas a verdade é que Isabel Ferreira Pinto alcançou algo pela primeira vez no Pingo Doce, tendo-se tornado na primeira mulher a alcançar este cargo dentro do universo de todo o grupo Jerónimo Martins. Segundo contas da Forbes Portugal, a gestora gere um negócio que ascende a cinco mil milhões de euros em receitas, tendo apresentado um crescimento de 7,9% em 2023.
No ano passado, a revista do mesmo grupo que o JE tinha colocado Isabel Ferreira Pinto no oitavo lugar de uma lista onde constavam as 50 mulheres mais poderosas dos negócios em Portugal. Este ano, e apesar de estar no segundo lugar da categoria, a gestora volta a ascender ao oitavo lugar no ranking geral.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com