[weglot_switcher]

Isabel II: 95 anos da ‘longest living Queen’ ensombrados pela morte do príncipe Filipe

Desde os seus dez anos que estava destinada a ser rainha de Inglaterra e desde cedo lidou com o assunto de forma séria. Apesar de ser a monarca da Família Real britânica, os quase 95 anos de Isabel II foram marcados pela perda de vários entes queridos, entre quais o seu marido, e pelos escândalos dos filhos.
17 Abril 2021, 12h00

Não nasceu para ser rainha de Inglaterra, mas desde os dez anos que começou a ser educada para mais tarde assumir o trono em que ainda se senta. Nascida em 1926, a princesa Isabel é a primogénita do príncipe Alberto (“Bertie”), duque de Iorque, filho do rei Jorge V, com a sua mulher, a aristocrata escocesa Isabel Bowes-Lyon. O casamento dos pais era uma união de amor e não de conveniência, ao contrário do que sucede com outros casais da realeza, tendo Isabel uma infância feliz e low profile, juntamente com a irmã Margarida.

Até que, em 1936, Isabel foi catapultada para a linha da frente da sucessão, devido ao facto de o rei Eduardo VIII, irmão mais velho do seu pai, ter subitamente abdicado do trono para se poder casar com a americana Wallis Simpson, em 1936.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.