[weglot_switcher]

Israel pede evacuação de bairro de Rafah e lança ofensiva

Este domingo, numa mensagem dirigida aos habitantes do bairro de Tel al-Sultan, em Rafah, o porta-voz do exército, Avichay Adraee, em língua árabe, publicou nas redes sociais que o exército “lançou uma ofensiva para atacar as organizações terroristas”.
Lusa
23 Março 2025, 11h00

O exército israelita avisou este domingo, 23 de março, os habitantes de um bairro de Rafah, no sul do território palestiniano da Faixa de Gaza, que se devem retirar da zona por ter lançado uma ofensiva.

Numa mensagem dirigida aos habitantes do bairro de Tel al-Sultan, em Rafah, o porta-voz do exército, Avichay Adraee, em língua árabe, publicou nas redes sociais que o exército “lançou uma ofensiva para atacar as organizações terroristas”.

Pediu à população que evitasse deslocar-se na zona, que descreveu como “uma perigosa zona de combate”, e que se deslocasse mais para norte.

A mesma mensagem foi escrita em cartazes lançados por drones no bairro, segundo a agência francesa AFP.

Após várias semanas de desacordo com o Hamas sobre a forma de prosseguir a trégua que entrou em vigor em 19 de janeiro, Israel quebrou o cessar-fogo em 18 de março.

O exército israelita retomou, desde então, os bombardeamentos na Faixa de Gaza e enviou tropas terrestres para as zonas evacuadas durante a trégua.

Israel cortou a ajuda humanitária a Gaza em 02 de março e deixou de fornecer eletricidade à principal central de dessalinização de água, agravando uma situação já catastrófica para os 2,4 milhões de habitantes do enclave.

O Governo procura obrigar o movimento radical palestiniano a devolver os 58 reféns raptados durante o ataque de 07 de outubro de 2023 e ainda detidos em Gaza.

Na primavera de 2024, o exército israelita já tinha levado a cabo uma ofensiva em grande escala na cidade de Rafah, na fronteira com o Egito.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.