[weglot_switcher]

Itália: Greta Thunberg radicalmente contestada

O boneco com tranças imitando as da jovem sueca foi enforcado numa ponte junto à cidade de Roma. O grupo ‘The Awake’ ativo nas redes sociais, reivindica o ato.
8 Outubro 2019, 07h39

Um boneco com tranças representando a ativista pelo clima Greta Thunberg foi pendurado sob uma ponte na Via Isacc Newton, algures nos arredores da capital italiana, Roma, com um letreiro onde podia ler-se ‘Greta é o teu Deus’.

O ato, que levou a polícia ao local, para tomar conta da ocorrência, foi paralelo a uma série de ações de um grupo aparentemente responsável pelo macabro boneco, que, nas redes sociais, escreveram mensagens como “nós enforcámos Greta Thunberg em Roma”. “O boneco tem a sua cara e até as suas tranças. Outras ações se seguirão”, podia ler-se.

O Facebook e Twitter foram o palco das ações de um grupo que se auto denomina ‘The Awake’ e que reivindicou a paternidade do boneco enforcado em Roma. As mensagens das redes sociais são acompanhadas de fotos do enforcamento.

A jovem sueca Greta Thunberg tem protagonizado uma série de ações contra as causas das alterações climáticas – que têm sido seguidas por uma legião de fãs. Como é costume às legiões de fãs correspondem legiões de detratores, que consideram que as opiniões da jovem são antes de tudo um perigo.

O mundo parece de facto tender a radicalizar-se quando o que está em causa são as participações da jovem sueca em vários palcos do planeta. O último deles foi a Assembleia Geral da ONU, que valeu a Greta Thunberg várias manchetes em todos os principais jornais mundiais.

E a radicalização voltou a manifestar-se: Greta Thunberg é alvo das mais comoventes manifestações de admiração e, por outro lado, dos mais desbragados vilipêndios. O grupo aparentemente oriundo de Itália estará por certo neste grupo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.