Com mais de um milhão de contribuintes aderentes, o programa IVAucher já realizou 2,4 milhões de reembolsos desde que arrancou a fase de utilização do desconto, a 1 de outubro, que totalizam 16,4 milhões de euros. De acordo com a comunicação divulgada esta terça-feira pelo Ministério das Fiananças, estão atualmente, inscritos mais de um milhão de contribuintes no programa, sendo que cerca de um terço decidiu aderir após ser anunciado o Autovoucher, para os combustíveis.
Feitas as contas, entre junho e agosto, os contribuintes acumularam 82 milhões de euros no IVA nas compras feitas nos sectores abrangidos, que puderam começar a gastar a partir de 1 de outubro nos estabelecimentos que aderiram ao programa. Destes 82 milhões, já foram então reembolsados 16,4 milhões de euros, o que “representa um impacto de cerca de 33 milhões de euros nos três sectores abrangidos do Programa IVAucher“, adianta o Ministério.
O programa IVAucher criado pelo Governo arrancou neste verão com o objetivo de estimular o consumo nos setores da restauração, alojamento e cultura, mais afetados pela pandemia. Quanto aos estabelecimentos dos sectores que estão inscritos no programa e permitem assim gastar o montante acumulado, estes totalizam agora os 8.550 comerciantes.
Quanto ao novo incentivo relacionado com os combustíveis, o Autovoucher, estes são, atualmente, “cerca de dois terços dos postos de abastecimento de combustíveis do Continente e Regiões Autónomas, estando já assegurada uma cobertura na esmagadora maioria dos concelhos”, informam as Finanças.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com