IVAucher já devolveu 16,4 milhões de euros aos portugueses

De acordo com a comunicação divulgada esta terça-feira, estão atualmente, inscritos mais de um milhão de contribuintes no programa, sendo que cerca de um terço decidiu aderir após ser anunciado o Autovoucher, para os combustíveis.

IVaucher

Com mais de um milhão de contribuintes aderentes, o programa IVAucher já realizou 2,4 milhões de reembolsos desde que arrancou a fase de utilização do desconto, a 1 de outubro, que totalizam 16,4 milhões de euros. De acordo com a comunicação divulgada esta terça-feira pelo Ministério das Fiananças, estão atualmente, inscritos mais de um milhão de contribuintes no programa, sendo que cerca de um terço decidiu aderir após ser anunciado o Autovoucher, para os combustíveis.

Feitas as contas, entre junho e agosto, os contribuintes acumularam 82 milhões de euros no IVA nas compras feitas nos sectores abrangidos, que puderam começar a gastar a partir de 1 de outubro nos estabelecimentos que aderiram ao programa. Destes 82 milhões, já foram então reembolsados 16,4 milhões de euros, o que “representa um impacto de cerca de 33 milhões de euros nos três sectores abrangidos do Programa IVAucher“, adianta o Ministério.

O programa IVAucher criado pelo Governo arrancou neste verão com o objetivo de estimular o consumo nos setores da restauração, alojamento e cultura, mais afetados pela pandemia. Quanto aos estabelecimentos dos sectores que estão inscritos no programa e permitem assim gastar o montante acumulado, estes totalizam agora os 8.550 comerciantes.

Quanto ao novo incentivo relacionado com os combustíveis, o Autovoucher, estes são, atualmente, “cerca de dois terços dos postos de abastecimento de combustíveis do Continente e Regiões Autónomas, estando já assegurada uma cobertura na esmagadora maioria dos concelhos”, informam as Finanças.

Relacionadas

Postos de abastecimento já podem registar-se na plataforma IVAucher para o AUTOvoucher

Os postos de abastecimento de combustíveis podem a partir de hoje, 1 de novembro, começar a registar-se na Plataforma IVAucher. Também os consumidores podem continuar a registar-se e a partir de 10 de novembro podem utilizar o desconto “AUTOvoucher”.
Recomendadas

PremiumPreço dos fretes subiu 1.000% em algumas rotas

A subida a pique do custo de transporte em contentores nas rotas da China para o Mediterrâneo e Norte da Europa reflete a disrupção das cadeias globais de logística e demorará algum tempo a estabilizar.

Salários até 710 euros por mês ficam isentos de retenção na fonte. Governo atualiza tabelas de IRS (com áudio)

Ministério das Finanças mostrou que o ajustamento das retenções na fonte vai abranger um maior número de contribuintes que fica isento do pagamento de impostos. 

Leia aqui o Jornal Económico desta semana

Leia todas as edições do Jornal Económico, na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o Jornal Económico. Apoie o jornalismo independente.
Comentários