[weglot_switcher]

Jair Bolsonaro acredita que o Brasil vai alcançar neutralidade carbónica em 2050

Esta é a meta mais ambiciosa estabelecida pelo líder de extrema direita que parece ter mudado a sua posição relativamente à crise climática.
22 Abril 2021, 18h38

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, referiu, esta quinta-feira, que o país vai alcançar a neutralidade carbónica em 2050, segundo a “Reuters”.

Esta é a meta mais ambiciosa estabelecida pelo líder de extrema direita que parece ter mudado a sua posição relativamente à crise climática. Jair Bolsonaro apontou a meta do Brasil para o clima quando falava numa cimeira de líderes mundiais.

Bolsonaro pediu ainda apoio internacional para os esforços climáticos do Brasil, um contraste com os comentários públicos anteriores onde recomendava aos países estrangeiros que não interferissem com os assuntos ambientais do país. “Com este espírito de responsabilidade coletiva e destino comum, convido-os mais uma vez a apoiar-nos nesta missão”, disse Bolsonaro.

Na semana passada, o presidente brasileiro já tinha assumido o compromisso de acabar com a desflorestação da Amazónia até 2030, o que iria permitir reduzir as emissões de gases de efeito estufa do país em cerca de 50% até 2050. Bolsonaro prometeu também duplicar o financiamento para os esforços de fiscalização ambiental.

No passado, Jair Bolsonaro protestou contra a fiscalização ambiental e tomou medidas no sentido de enfraquecer as agências ambientais, que são vistas como sendo fundamentais para a proteção da floresta Amazónia.

A desflorestação da Amazónia aumentou sob o regime de Bolsonaro, atingindo um pico de 12 anos em 2020, com uma área destruída que equivale a 14 vezes do tamanho da cidade de Nova Iorque.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.