[weglot_switcher]

Japão cauteloso face ao impacto das tarifas impostas pelos EUA

Economia nipónica está a sofrer os primeiros impactos das tarifas, o que levou o governo a rever em baixa as perspetivas de obtenção de lucros por parte das empresas.
27 Agosto 2025, 13h22

O governo japonês reiterou preocupações sobre os riscos das políticas comerciais dos Estados Unidos sobre o crescimento económico do país, levando a uma revisão em baixa das expectativas dos lucros corporativos, segundo um relatório mensal divulgado esta quarta-feira. Embora a economia do Japão tenha crescido muito mais rapidamente que o esperado no trimestre de abril a junho, analistas alertam para que as incertezas económicas globais alimentadas pelas tarifas dos EUA podem pesar sobre a quarta maior economia do mundo nos próximos meses.

No relatório económico mensal (de agosto) do executivo, o governo manteve uma avaliação geral de que a economia está a recuperar “a um ritmo moderado”, embora os efeitos das tarifas dos EUA já sejam visíveis em alguns setores.

Sobre os lucros corporativos, o governo disse que as melhorias na área parecem estar a parar devido às políticas comerciais dos EUA, revendo em baixa a sua avaliação pela primeira vez em oito meses. “A avaliação reflete o declínio ano a ano observado nos resultados financeiros das empresas no período de abril a junho”.

Washington e Tóquio concordaram em julho em estabelecer uma tarifa reduzida de 15% sobre as importações do Japão em troca de um pacote de 550 mil milhões de dólares de investimentos nos EUA por meio de empréstimos e garantias com a assinatura do governo.

O relatório indica também que o governo reavaliou o consumo privado, que responde por mais da metade da economia do Japão, que manteve uma visão otimista: está a recuperar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.