Hoje chega ao terreno uma das medidas mais badaladas de resposta à inflação: o IVA baixa para 0% para 46 produtos e tanto a produção, como a distribuição garantiram que irão refletir esse alívio fiscal no preço ao consumidor. Não é certo, contudo, que os preços baixem nos super e hipermercados. Ao Jornal Económico, o inspetor-geral da ASAE avisou que os preços não estão fixados e podem continuar a subir.
Também esta terça-feira são conhecidos os dados do PIB chinês no primeiro trimestre. A economia chinesa tem dado sinais mistos recentemente, com uma inflação muito abaixo do registado no Ocidente e com as exportações em alta, mas sem o ímpeto esperado depois de tantos meses em constantes confinamentos.
Já do outro lado do oceano, hoje é dia de conhecer os resultados da Johnson&Johnson, da Netflix, do Bank of America e do Goldman Sachs. Resta saber como vão reagir os mercados.
Já por cá, mais logo, a partir das 11h, não perca no site e nas redes sociais do Jornal Económico o programa “Mercados em Ação”. Miguel Gomes da Silva, do Montepio, analisa os principais temas que fazem mexer os mercados esta semana.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com