[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 9 de dezembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira, 9 de dezembro.
9 Dezembro 2021, 17h00

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

A plataforma financeira global Revolut tornou-se um banco em Portugal esta quinta-feira. Com mais de 16 milhões de clientes em todo o mundo, a plataforma revela em comunicado que a sua licença bancária especializada em Portugal já está operacional.

Desde a sua estreia no mercado digital, a Revolut conta com mais de 500 mil clientes portugueses. Estes clientes podem, ao dia de hoje, passar as suas contas para o Revolut Bank e ter “acesso a serviços adicionais dentro da app”.

“São medidas temporárias de precaução até termos mais informação científica que nos explique melhor como é que a variante se comporta, se tem o mesmo período de incubação, se tem o mesmo período de infecciosidade”, explicou Graça Freitas.

A diretora-geral da Saúde, que falava hoje no Montijo (distrito de Setúbal) no final de uma cerimónia de apresentação de um projeto escolar para aumentar a literacia em saúde, acrescentou que esta orientação foi já emitida e determina ainda um rastreio de contactos mais alargado.

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, considerou que a opção do Partido Social Democrata (PSD) de se afastar dos centristas e avançar sozinho para as eleições legislativas representa uma “oportunidade” para o partido.

“O PSD decidiu estar mais próximo de António Costa do que de Sá Carneiro. Podendo escolher a Aliança Democrática, recusou-a.
Respeito a estratégia e saúdo a clarificação”, escreveu no Facebook, acrescentando que o afastamento “é uma oportunidade para o CDS afirmar a única alternativa de direita responsável, aberta a todos os portugueses que querem derrotar o PS”.

Graça Freitas, diretora da Direção-Geral da Saúde (DGS), garantiu esta quinta-feira, 9 de dezembro, que a comissão técnica de vacinação (CTV) vai iniciar o processo de vacinação das crianças entre os cinco e os onze anos já na próxima semana – altura em que chegam a Portugal 300 mil doses da vacina contra a Covid-19 destinadas ao efeito.

A responsável da DGS garantiu que, assim que chegarem a Portugal as vacinas, “vamos poder começar a fazer a vacinação”. A entrega das 300 mil doses destinadas à vacinação das crianças tem data marcada para dia 13 de novembro, altura em que se espera ser divulgada a nota técnica que justifica a decisão da DGS em proceder à inoculação das crianças entre os cinco e os onze anos.

Negociadores do Conselho (Estados-membros) e do Parlamento Europeu chegaram hoje a acordo para prolongar a gratuidade dos serviços de itinerância, ou ‘roaming’, na União Europeia por mais 10 anos, até 2032.

O compromisso alcançado na última madrugada garante que os cidadãos da UE podem continuar a utilizar os serviços móveis – chamadas telefónicas, mensagens de texto e navegação na Internet – em qualquer país da União Europeia pagando o mesmo que no seu Estado-membro, anunciou o Conselho da UE.

O três ‘grandes’ já trouxeram para as suas contas uma verba próxima dos 150 milhões de euros com a prestação na edição 2021/22 da Liga dos Campeões. SL Benfica e Sporting CP mantêm-se em prova e procuram alcançar uma marca difícil de atingir: trazer mais do que os 79,2 milhões de euros em prémios da Liga dos Campeões que o FC Porto garantiu na época de 2018/19.

Ao todo, os clubes portugueses garantiram 143,43 milhões de euros esta temporada na principal competição de clubes da UEFA.

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, admitiu ter pedido a demissão ao primeiro-ministro, António Costa, quando aconteceu a polémica nomeação do procurador europeu José Guerra.

“Entendi que aquela circunstância podia afetar negativamente a imagem do Governo e coloquei a questão ao primeiro-ministro: ‘Aqui estou e venho colocara o meu lugar à disposição’”, admitiu Van Dunem em entrevistas à “RTP”, acrescentando que António Costa não aceitou a proposta.

Das cerca de 638 mil crianças entre os cinco e os onze anos elegíveis para vacinar quase metade já poderão ter tido Covid-19, segundo o “Jornal de Notícias”.

Relativamente às crianças infetadas, Manuel Carmo Gomes da Comissão Técnica de Vacinação para a Covid-19 disse que “neste momento temos uma média de 450 casos por dia neste grupo etário [dos cinco aos onze anos], só aconteceu em janeiro e as pessoas devem preocupar-se com isto”.

O Governo anunciou esta quinta-feira um reforço de 745 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde. O investimento será realizado com o intuito de reduzir a dívida e de aumentar a capacidade de resposta e de produção do SNS.

Em comunicado, o Ministério da Saúde assume que da tranche total, 630 milhões destinam-se a hospitais e os restantes 115 milhões serão direcionados para as Administrações Regionais de Saúde (ARS).

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (Site-Norte), à semelhança do que já aconteceu nas greves dos passados dias 10 e 30 de novembro, os trabalhadores irão concentrar-se na portaria principal da sede da Efacec, no polo da Arroteia, em São Mamede de Infesta, Matosinhos.

Na concentração participará a secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, e o coordenador da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Química, Farmacêutica, Elétrica, Energia e Minas (Fiequimetal), Rogério Silva.

O grupo automóvel alemão Volkswagen anunciou esta quarta-feira, 8 de dezembro, que vai investir cerca de 40 milhões de euros até 2025 na expansão de parques eólicos e solares na Europa.

A empresa informou ter como objetivo ser neutra em carbono em 2050 e que vai além da eletrificação dos veículos com o programa de descarbonização “caminho para Zero”.

A Pfizer e BioNTech anunciaram que a terceira dose da sua vacina contra a Covid-19 neutraliza a variante Omicron, de acordo com estudos laboratoriais ainda em fase inicial, avança a Bloomberg.

Os estudos destacam que o reforço com a versão atual da vacina aumenta os anticorpos 25 vezes, concedendo um nível de proteção semelhante ao observado após duas doses contra o vírus original e outras variantes, dizem as empresas, acrescentando que as designadas células T ainda fornecem proteção contra doenças graves.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.