[weglot_switcher]

Jeff Bezos vende mais de 3 mil milhões de dólares em ações da Amazon

Este ano, Jeff Bezos já encaixou mais de 7,2 mil milhões de dólares. O número parece elevado, mas a verdade é que é uma fatia reduzida do total de acções que detém: neste momento, conta ainda com mais de 54 milhões de acções, que valem mais de 170 mil milhões de dólares.
Gus Ruelas /Reuters
6 Agosto 2020, 15h10

O fundador e dono da Amazon vendeu 3,1 mil milhões de dólares (cerca de 2,62 mil milhões de euros) em ações da empresa nos primeiros dias do mês de agosto, de acordo com os documentos da Comissão de Segurança e Câmbio a que a “Forbes” teve acesso. Assim, o homem mais rico do mundo reforça esta posição no pódio ao abdicar da participação na empresa que fundou.

Esta não é a primeira vez que o bilionário vende títulos da Amazon. Em fevereiro, Bezos vendeu 1,7 mil milhões de dólares (cerca de 1,43 mil milhões de euros).

Analisando os valores acumulados de 2020, Jeff Bezos já encaixou mais de 7,2 mil milhões de dólares (cerca de seis 5,91 milhões de euros). O número parece elevado, mas a verdade é que é uma fatia reduzida do total de acções que detém: neste momento, conta ainda com mais de 54 milhões de acções, que valem mais de 170 mil milhões de dólares (143,5 mil milhões de euros).

Ainda não se sabe o motivo destas vendas, mas poderá estar associada à empresa de exploração espacial de Bezos, a Blue Origin. Em 2017, o fundador da gigante de retalho online anunciou que iria vender, todos os anos, cerca de mil milhões de ações para financiar o projeto espacial.

Desde então, Bezos assumiu outros compromissos. Em 2018, financiou em dois mil milhões de dólares (cerca de 1,69 mil milhões de euros) o fundo Bezos Day One Fund, que apoia organizações sem fins lucrativos focadas em fornecer ajuda a famílias sem abrigo. Desde o anúncio, Bezos doou quase 200 milhões de dólares (cerca de 168,79 milhões de euros) a este tipo de organizações.

Para além disso, em fevereiro, deixou também a promessa do fundo Bezos Earth Fund no valor de 10 mil milhões de dólares (cerca de 8,44 mil milhões de euros) dedicado a apoiar organizações que combatem as alterações climáticas.

Ainda assim, o valor das acções vendidas este ano ultrapassa significativamente o registado no ano passado. No total de 2018, Jeff Bezos vendeu acções no valor de 2,8 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.