Jeff Bezos vende mais de 3 mil milhões de dólares em ações da Amazon

Este ano, Jeff Bezos já encaixou mais de 7,2 mil milhões de dólares. O número parece elevado, mas a verdade é que é uma fatia reduzida do total de acções que detém: neste momento, conta ainda com mais de 54 milhões de acções, que valem mais de 170 mil milhões de dólares.

Gus Ruelas /Reuters

O fundador e dono da Amazon vendeu 3,1 mil milhões de dólares (cerca de 2,62 mil milhões de euros) em ações da empresa nos primeiros dias do mês de agosto, de acordo com os documentos da Comissão de Segurança e Câmbio a que a “Forbes” teve acesso. Assim, o homem mais rico do mundo reforça esta posição no pódio ao abdicar da participação na empresa que fundou.

Esta não é a primeira vez que o bilionário vende títulos da Amazon. Em fevereiro, Bezos vendeu 1,7 mil milhões de dólares (cerca de 1,43 mil milhões de euros).

Analisando os valores acumulados de 2020, Jeff Bezos já encaixou mais de 7,2 mil milhões de dólares (cerca de seis 5,91 milhões de euros). O número parece elevado, mas a verdade é que é uma fatia reduzida do total de acções que detém: neste momento, conta ainda com mais de 54 milhões de acções, que valem mais de 170 mil milhões de dólares (143,5 mil milhões de euros).

Ainda não se sabe o motivo destas vendas, mas poderá estar associada à empresa de exploração espacial de Bezos, a Blue Origin. Em 2017, o fundador da gigante de retalho online anunciou que iria vender, todos os anos, cerca de mil milhões de ações para financiar o projeto espacial.

Desde então, Bezos assumiu outros compromissos. Em 2018, financiou em dois mil milhões de dólares (cerca de 1,69 mil milhões de euros) o fundo Bezos Day One Fund, que apoia organizações sem fins lucrativos focadas em fornecer ajuda a famílias sem abrigo. Desde o anúncio, Bezos doou quase 200 milhões de dólares (cerca de 168,79 milhões de euros) a este tipo de organizações.

Para além disso, em fevereiro, deixou também a promessa do fundo Bezos Earth Fund no valor de 10 mil milhões de dólares (cerca de 8,44 mil milhões de euros) dedicado a apoiar organizações que combatem as alterações climáticas.

Ainda assim, o valor das acções vendidas este ano ultrapassa significativamente o registado no ano passado. No total de 2018, Jeff Bezos vendeu acções no valor de 2,8 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros).

Ler mais
Recomendadas

Banco central baixa previsão sobre queda da economia brasileira para 5%

As novas estimativas estão em linha com as projeções de agentes do mercado consultados semanalmente pelo Banco Central, que prevê uma retração económica de 5,05% no PIB brasileiro em 2020. O Brasil ainda recupera de uma grave recessão entre os anos de 2015 e 2016, período em que o PIB caiu sete pontos percentuais.

Rússia anuncia que vai cooperar com o Irão

O ministro das Relações Exteriores russo disse que o seu país iniciará imediatamente a cooperação com o Irão assim que o embargo sobre a venda de armas expirar – o que acontecerá em outubro.

Angola: Manuel Vicente denuncia manobra de diversão

O ex-vice-presidente de Angola Manuel Vicente negou ter-se apropriado de 193 milhões de euros da Sonangol, como denunciou o antigo gestor de Isabel dos Santos, e apelida a acusação de “indecorosa manobra de diversão”.
Comentários