A bolsa de Lisboa segue no meio sessão a valorizar 0,47% para 6.795,62 pontos alinhada com o IBEX 35.
A liderar os ganhos está a Jerónimo Martins a somar 3,51% para 17,70 euros, seguida da Galp Energia que ganha 0,76% para 17,20 euros e da Altri que valoriza 0,60% para 5,040 euros. Por outro lado, a Semapa perde 0,82% para 14,48 euros e a Ibersol também cede 0,82% para 7,22 euros.
Quanto às congéneres europeias, o alemão DAX perde 0,31%, o espanhol IBEX 35 ganha 0,11%, o francês CAC 40 recua 0,25% e o FTSE 100 soma 0,36%.
Segundo o analista de mercados do Millenium Ramiro Loureiro “as principais praças europeias seguem divididas esta manhã, com as perdas do alemão DAX e do francês CAC a contrastarem com os ganhos do PSI e do índice britânico”.
“O grande destaque de hoje vai para o outlook económico da OCDE, que vê maior crescimento do PIB global este ano do que o estimado em maio, com destaque para as revisões em alta para Reino Unido e Espanha. Em contraste, o corte para a Alemanha deixa a maior economia do bloco euro à beira da estagnação. No geral, as projeções acabam por trazer ventos favoráveis aos mercados de ações, em especial para o americano, pois apontam resiliência económica no país e ao mesmo tempo uma redução da inflação superior à perspetivada em maio. Depois, mantêm as estimativas para a China, eliminando receios de agravamento”, sublinhou o especialista.
No plano empresarial, o analista notou que “as empresas de luxo voltam a puxar pelo sector de consumo, na sequência de novo corte de juros anunciado pelo Banco da China, somando-se às medidas de estímulo monetário anunciadas ontem. A Delivey Hero puxa também pelo sector, mantendo a forte tendência que vindo a registar desde o início da semana, onde acumula já ganhos de mais de 10%, embora sem notícias”.
No que toca às Empresas de Viagens e Lazer, Ramiro Loureiro nota que “seguem entre as mais animadas, depois de uma nota positiva da JPMorgan para o sector, onde deu um duplo upgrade à Air France, que valoriza 7%. Já o Tecnológico é dos que mais perde esta manhã, com a queda de mais de 3% da SAP, após notícias de que enfrenta uma investigação por parte do Departamento de Justiça nos Estados Unidos”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com