[weglot_switcher]

Jerónimo Martins marca entrada na Eslováquia com a Biedronka

O Grupo arrancou oficialmente esta quarta-feira a operação na Eslováquia com a inauguração do centro de distribuição e da sua primeira loja Biedronka. É a quarta geografia do Grupo.
5 Março 2025, 14h52

O Grupo Jerónimo Martins arrancou oficialmente esta quarta-feira a operação na Eslováquia com a inauguração do centro de distribuição e da sua primeira loja Biedronka neste país, que se torna a quarta geografia do Grupo, juntando-se a Portugal, Polónia e Colômbia. Em comunicado, o grupo diz que “a entrada da Biedronka na Eslováquia é o primeiro passo de internacionalização dado por uma insígnia de retalho alimentar do Grupo e representa um marco histórico por se tratar da chegada de um novo player ao mercado eslovaco nos últimos 20 anos”.

Para além da primeira loja inaugurada esta quarta-feira, localizada em Miloslavov, perto de Bratislava, a Biedronka vai abrir em breve lojas noutras cidades eslovacas, nomeadamente em Zvolen, Považská Bystrica, Nové Zámky e Senica, numa estratégia que visa concretizar de forma gradual a expansão da insígnia a outras regiões da Eslováquia. No total, a empresa emprega atualmente cerca de 300 pessoas nas lojas, no centro de distribuição, localizado em Voderady, e na sede, em Bratislava.

“Hoje é um dia feliz para o Grupo Jerónimo Martins porque estamos a chegar a um país novo para nós, com a nossa marca Biedronka, no ano do seu 30.º aniversário. Acreditamos que podemos fazer uma diferença positiva na Eslováquia e estaremos empenhados em trabalhar em estreita colaboração com os fornecedores eslovacos para construir a melhor oferta possível, aos preços mais baixos, para os consumidores e famílias eslovacas”, afirmou Pedro Soares dos Santos, presidente do conselho de administração e administrador-delegado do Grupo Jerónimo Martins, citado pelo comunicado.

A primeira loja da Biedronka na Eslováquia conta com um sortido de 3.400 produtos, com destaque para frutas e legumes frescos, sempre que possível de fornecedores locais, e pão, preparado em várias fornadas ao longo do dia.

Com uma área de venda de 876 m2, a loja inaugural destaca-se pelo design moderno e está equipada com iluminação LED, seis caixas self-checkout e três caixas tradicionais, etiquetas de preços eletrónicas, verificadores de preços e máquina do sistema de depósito e retorno de embalagens.  “A nossa prioridade é oferecer aos clientes eslovacos alimentos frescos e de alta qualidade aos preços mais baixos. Desde o início deste projeto que também nos concentrámos na parceria com fornecedores eslovacos, com os quais desenvolvemos várias marcas próprias, em que se destacam a frescura, a qualidade e a sustentabilidade”, afirmou Maciej Łukowski, CEO da Biedronka Eslováquia, sobre a entrada da empresa no mercado.

Com mais de 230 anos de experiência na distribuição alimentar, o Grupo Jerónimo Martins opera mais de 5.700 lojas em Portugal, Polónia e Colômbia. Na Polónia o Grupo detém a Biedronka, a maior cadeia de supermercados do país, que celebra o seu 30.º aniversário em 2025. É líder de mercado, com 3.720 lojas e mais de 81.000 colaboradores, o que faz desta companhia o maior empregador da Polónia e a segunda maior empresa do país em termos de receitas. Na Polónia, o Grupo detém ainda a rede de lojas de beleza Hebe, que está também na Chéquia e na Eslováquia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.