A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que trouxe a Portugal mais de um milhão e meio de visitantes em agosto do ano passado, gerou 370 milhões para a economia portuguesa, de acordo com um relatório do ISEG.
Só na região de Lisboa, o impacto foi de, pelo menos, 290 milhões de euros, detalha o estudo de Avaliação do Impacto Económico da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023..
Em comunicado, a instituição refere que o evento resultou num aumento “a curto prazo do nível da atividade económica, o qual pode ser avaliado em pelo menos 370 milhões de euros de valor acrescentado bruto, efeito concentrado no ano de 2023 (pelo menos 310 milhões de euros)”.
Entre os efeitos da JMJ estão, também, a “travagem em agosto do processo de redução da taxa de inflação em curso durante o ano de 2023”.
O estudo destaca, também, o aumento do nível de emprego a curto prazo, que poderá ter atingido um máximo de mais dez mil postos de trabalho no terceiro trimestre do ano passado, com maior concentração na região de Lisboa.
Quanto às infraestruturas e equipamentos disponíveis instalados para a JMJ, o documento faz uma avaliação de “cerca de 48 milhões de euros de formação bruta de capital fixo”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com