A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) reuniu muitos milhares de peregrinos nas ruas de Portugal, de tal forma que dispôs de um mediatismo enorme na comunicação social portuguesa. Naquele âmbito, foram transmitidas ou publicadas 19.426 notícias entre os dias 1 e 6 de agosto (primeiro e último dia do evento), no segmento de online, televisão, rádio e imprensa.
Operações com cartões estrangeiros aumentaram 21% durante a JMJ
De acordo com os dados recolhidos pelo serviço Clipping Mediamonitor, da Marktest, e divulgados esta quarta-feira em comunicado, o número mais elevado de notícias foi observado no segmento de online, com 8.391 artigos publicadas. O número mais elevado foi atingido pelo Notícias ao Minuto (413 notícias).
Na segunda posição ficou a televisão, com um total de um total de 7.373 peças noticiosas, que corresponderam a 532 horas de emissão, entre reportagens e diretos. A CNN Portugal (1.526 notícias) tomou a liderança, à frente da SIC Notícias (1.515), sendo que ambas ultrapassaram as 100 horas, seguidas pela RTP3 (1.258).
As estações de rádio emitiram 2.422 notícias, com a liderança do segmento a pertencer à Antena 1 (748 notícias e 54 horas de emissão). Na imprensa nacional foram contabilizadas 1.240, com destaque para o Correio da Manhã, que publicou 90 artigos.
Os primeiros dois dias que contaram com o Papa Francisco em Portugal (2 e 3 de agosto) foram aqueles em que se contabilizou um maior número de notícias (3.373 e 3.442, respetivamente), assim como um maior tempo de emissão nas estações de rádio e televisão (acima de 112 horas em cada caso).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com