[weglot_switcher]

Joacine anuncia desvinculação do Livre: “De repente, fez-se algum silêncio”

A deputada não inscrita desvinculou-se oficialmente do Livre, depois de ter sido eleita pelo partido para a Assembleia da República, e depois de meses de tensão com a direção do Livre.
  • joacine_katar_moreira_livre
    Mário Cruz/Lusa
4 Fevereiro 2020, 09h55

Joacine Katar Moreira anunciou a sua desvinculação do partido Livre passando assim oficialmente a deputada não inscrita.

“Entreguei esta madrugada a minha carta e desvinculação ao Livre e a sensação, por enquanto, não é liberdade nenhuma. Mas de repente, fez-se algum silêncio e isso é uma espécie de ouro neste nomento”, escreveu a deputada nas redes sociais esta terça-feira.

Depois da tensão entre a deputada e a direção do Livre ter atingido um expoente no congresso do partido, Joacine Katar Moreira afastou a possibilidade de deixar o Parlamento. Recorde-se que os deputados têm o direito de manter o seu lugar na Assembleia da República quando deixam de representar um partido, salvo devidas exceções.

“Que ninguém me diga que eu não estou onde devia estar. Eu nasci para estar ali [parlamento]. Eu vou continuar ali. Eu não me imagino em mais sítio nenhum hoje”, disse a 2 de fevereiro durante uma manifestação antirracista e anti-violência policial, que decorreu em Lisboa.

Termina assim a ligação entre Joacine Katar Moreira e o partido Livre, que conquistou o seu primeiro lugar no Parlamento nas últimas eleições legislativas. O seu novo estatuto implica mudanças em vários direitos seus e na sua subvenção anual.

Como deputada não-inscrita, vai perder 60 mil euros anuais em subvenções, passando assim a auferir 57 mil euros por ano. No hemiciclo, vai perder o direito de intervir e questionar diretamente tanto o primeiro-ministro como os outros membros do Governo nos debates sobre o Estado da Nação e debates quinzenais. A deputada deixa também de poder fazer cinco declarações políticas por ano de legislatura, passando a fazer apenas duas por ano. Em termos de tempo de debate em plenário vai manter o um minuto que tem direito até agora.

O Livre anunciou a retirada da sua confiança política de Joacine Katar Moreira a 31 de janeiro. “Não era possível continuarmos a fingir que estava tudo bem” com Joacine Katar Moreira, disse Pedro Mendonça do Livre. “Tudo o que se passou no Congresso foi a gota de água. O país também assistiu a situações no congresso em que JKM chamou mentirosos, entre outras declarações graves, a camaradas do partido”, acrescentou.

A 31 de janeiro, o assessor parlamentar de Joacine Katar Moreira também anunciou a sua desvinculação do Livre. Rafael Esteves Martins esteve envolvido numa das polémicas que marcou os primeiros meses da deputada no Parlamento, quando o seu gabinete chamou um guarda da GNR para tentar impedir que jornalistas questionassem Joacine Katar Moreira sobre a tensão com a direção do partido.

https://jornaleconomico.pt/noticias/joacine-passa-a-deputada-nao-inscrita-que-direitos-perde-e-o-que-mantem-543188

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.