Joacine Katar Moreira do Livre já está reunida com Marcelo em Belém

Joacine Katar Moreira já está reunida com Marcelo Rebelo de Sousa. A maratona de 10 audições só termina depois das 20 horas.

A líder do Livre já chegou ao Palácio de Belém para se reunir com Marcelo Rebelo de Sousa. Joacine Katar Moreira foi eleita pelo círculo de Lisboa com 1,09% dos votos a nível nacional. A nova deputada chegou acompanhada do dirigente do Livre, e antigo eurodeputado, Rui Tavares.

O Presidente da República vai receber esta terça-feira os partidos que foram eleitos para a Assembleia da República. As audiências em Belém vão acontecer com vista à indigitação do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa só vai tomar a decisão depois de ouvidos todos os partidos.

“Tal como aconteceu com a legislatura anterior, o Presidente vai fazer de tudo para que haja estabilidade”, garantiu Marcelo Rebelo de Sousa na segunda-feira.

As audições têm início marcado para as 11.30 horas e devem terminar por volta das 20h00. Marcelo Rebelo de Sousa vai começar por ouvir o Livre, que foi o partido menos votado e que ainda assim conseguiu eleger um deputado. Seguem-se reuniões com o Iniciativa Liberal, às 12h00, o Chega às 12h30, o PEV às 13h00 e o PAN às 13h30.

Da parte da tarde, o presidente da República vai ainda ouvir, no Palácio de São Bento, o CDS-PP, pelas 16h00. Seguem-se o PCP, às 17h00, o Bloco de Esquerda às 18h00, o PSD às 19h00 e o PS às 20h00.

As eleições legislativas deste domingo deram vitória ao PS, com 36,65% dos votos (ainda sem estarem contabilizados os votos dos eleitores portugueses no estrangeiro) e sem maioria absoluta. Já o PSD manteve-se como maior partido na oposição, com 27,90% dos votos. Seguiram-se o BE (com 9,67%), a CDU (6,46%), o CDS-PP (4,25%) e o PAN (3,28%).

Já o Chega, Iniciativa Liberal e Livre elegeram pela primeira vez deputados nestas eleições. O Chega conseguiu 1,30% dos votos, a Iniciativa Liberal teve 1,29% e o Livre 1,09%.

Ler mais
Recomendadas

Costa reúne esta segunda-feira com Presidente da República para entregar nomes de secretários de Estado

O gabinete do primeiro-ministro enviou este domingo, 20 de outubro, uma nota onde refere que “o primeiro-ministro solicitou hoje uma audiência ao Presidente da República para lhe apresentar os nomes dos secretários de Estado”.

Sondagem Aximage: Maioria julga que António Costa sabia o que se passou em Tancos

Parte considerável dos eleitores também têm a impressão de que Marcelo Rebelo de Sousa também estava ao corrente daquilo que se estava a passar. PSD terá sido o partido mais beneficiado com o “caso de Tancos” e o PS o mais prejudicado nas urnas.
assunção_cristas_rui_rio_debate_legislativas_1

Direita unida numa só lista teria mais um deputado do que o PS

Se os eleitores do PSD, CDS-PP, Iniciativa Liberal, Chega e Aliança tivessem votado na mesma lista esta teria colocado 97 deputados na Assembleia da República, ganhando dez ao PS. Mas bastaria o partido de André Ventura ficar de fora para os socialistas continuarem a ter mais parlamentares do que os existentes à sua direita.
Comentários