O Governo fez esta quarta-feira em Santarém, o balanço de três anos de transição digital nas escolas, no encontro Capacitação Digital das Escolas e como (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem.
Segundo os dados, 99.760 docentes “responderam, de forma voluntária, ao Check-In, tendo sido posicionados em nível de proficiência digital para, posteriormente, frequentarem ações de formação correspondentes a esse nível”. No mesmo período 926 formadores foram certificados pela Direção-Geral da Educação; 91 Centros de Formação de Associação de Escolas asseguraram a realização das ações de capacitação digital de docentes; e 98.287 docentes concluíram com sucesso as ações de capacitação digital em que se inscreveram. De referir que 87 docentes foram “embaixadores digitais” assegurando o acompanhamento direto às escolas.
“O encontro Capacitação Digital das Escolas e como (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem é a montra viva de tudo o que está a acontecer na nossa escola pública, uma escola, que ao longo dos últimos três anos, implementou os seus Planos de Ação de Desenvolvimento Digital e onde mais de 98.200 docentes concluíram com sucesso as ações de capacitação digital em que se inscreveram”, afirmou João Costa, ministro da Educação.
Promovida pela Direção-Geral da Educação, a iniciativa juntou cerca de mil pessoas entre diretores de Agrupamentos de Escolas e de Escolas Não Agrupadas, diretores de Centros de Formação da Associação de Escolas, docentes, técnicos envolvidos diretamente na Transição Digital na Educação e alunos.
Nos dois quilómetros quadrados da mostra viram-se ao vivo os projetos dos Clubes de Programação e Robótica nas escolas, protagonizado por mais de 150 alunos, uma iniciativa que conta com 308 Clubes registados a nível nacional.
Outro momento alto foi protagonizado pelos alunos envolvidos na iniciativa Líderes Digitais, que mostraram o trabalho desenvolvido em diferentes sessões. Um trabalho que, no último ano letivo, envolveu cerca de 2800 alunos dos ensinos básico e secundário, pertencentes a 110 Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas.
Pelo palco do CNEMA passaram nomes da educação e da pedagogia como Diana Bannister, do Instituto de Educação da Universidade de Wolverhampton, João Filipe Matos, da Universidade de Lisboa, María Acaso, do departamento de Educação do Museu Rainha Sofia de Madrid, e Pedro Santa Clara, diretor da Escola Lisboa 42, promotor e gestor de projetos educativos.
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