[weglot_switcher]

João Moreira Rato: Navegar da crise para a boa esperança nos mercados

Na período febril que antecedeu o pedido de resgate em 2011, governantes e analistas exclamavam de forma repetida “Portugal não é a Grécia”. Esta semana, uma década depois desse difícil momento da história portuguesa, João Moreira Rato, que foi presidente do IGCP entre 2012 e 2014 lançou um livro em que diz que Portugal não foi a Grécia, pois escolheu um caminho alternativo para a saída do programa da troika. Foi uma retirada ‘limpa’ conseguida com o apoio dos grandes investidores, sublinha.
19 Junho 2021, 17h00

Ocampus da Nova SBE em Carcavelos, a 550 metros do Atlântico foi um local apropriado para lançar um livro sobre como Portugal navegou a crise das dívidas soberanas que resultou da crise financeira de 2008. O autor, João Moreira Rato, esteve ao leme do IGCP – Agência de Gestão da Testouraria e da Dívida Pública – entre 2012 e 2014, um período em que Portugal teve de fazer o difícil caminho de regresso aos mercados de dívida dos quais havia sido excluído em 2011 com o pedido de resgate internacional.

“The European Debt Crisis: How Portugal Navigated the post-2008 Financial Crisis” está editado apenas em inglês, pelo menos por enquanto.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.