O presidente não executivo do Banco CTT renunciou ao cargo. Os CTT – Correios de Portugal informaram em comunicado que João Moreira Rato, Presidente do Conselho de Administração do Banco CTT, “cessa funções no final deste mês de junho, a seu pedido, e por razões pessoais, na sequência de renúncia ao cargo apresentada em Maio passado”. A renúncia foi a 3 de Maio, segundo João Moreira Rato.
Hoje em comunicado a empresa liderada por João Bento, diz que “estão já a decorrer, junto do Regulador, as diligências formais conducentes à nomeação de um novo Presidente do Conselho de Administração do Banco CTT”.
O Banco CTT tem como CEO, Luís Pereira Coutinho.
No fim de Maio, numa entrevista à CNN, João Moreira Rato, que falava na qualidade de economista, defendeu que o Governo deveria travar o movimento de aumento da subscrição de Certificados de Aforro que se registava na altura. João Moreira Rato defendia que o Estado não deveria ter mais do que 15% da sua dívida em produtos a taxas variáveis. O ex-presidente do IGCP sugeriu que o Governo “pode anunciar ao público que vão ter mais três meses [para subscrever Certificados de Aforro] e que depois, apenas estará disponível um montante mais pequeno, ou então interromper a emissão de Certificados durante três ou quatro meses para reiniciar mais tarde, mas com um aviso prévio”.
Depois, no dia 2 de junho, o Governo anuncia que “a subscrição de Certificados de Aforro da série E foi suspensa”. O Ministério das Finanças substitui essa emissão por outra com juro mais baixo. O Estado avança com a nova Série F, com um juro inicial, e máximo, de 2,5%, um ponto percentual abaixo do juro pago pela série anterior – aos quais se somam prémios de permanência.
O Governo rejeitou na altura qualquer relação de causa-efeito dos acontecimentos.
Na mesma altura o Governo anuncia que os certificados de aforro vão também passar a poder ser subscritos nas redes físicas (balcões) e digitais dos bancos, deixando assim os CTT e os Espaços do Cidadão e o AforroNet de terem o exclusivo na venda deste produto de poupança que tinham até aqui.
João Moreira Rato era Chairman do Banco CTT desde 2019 e é Senior Advisor da Morgan Stanley desde 2015. Preside ao Instituto Português de Corporate Governance (IPCG), desde o verão do ano passado, com um mandato para o triénio 2022-2024.
O economista é professor associado convidado da Nova School of Business and Economics e da Nova IMS, lecionando os cursos de aconselhamento de países soberanos, gestão de ativos e de derivados financeiros. Adicionalmente, é Research Associate do Centro de Risco Sistémico da London School of Economics.
Foi administrador não executivo da Omtel entre 2018 e 2019. De 2016 to 2020 trabalhou, em colaboração com a Oliver Wyman, no set-up e build-up do departamento de gestão de dívida do ministério das finanças do Kuwait, onde participou na primeira emissão de dívida soberana deste país, e na avaliação da estrutura de gestão de dívida do emirado de Abu Dhabi.
Em 2014 foi administrador financeiro do Banco Espírito Santo na liderança de Vítor Bento na fase de transição do banco para Novobanco, que ocorre com uma Medida de Resolução a 3 de agosto de 2014.
De 2012 a 2014, João Moreira Rato foi Chairman e CEO da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, IGCP. Nessa função, foi responsável pela estratégia de retorno aos mercados de dívida pública de médio e longo prazo e pela sua execução bem-sucedida.
Entre 2000 e 2012, trabalhou na Banca de Investimento em Londres em várias instituições, incluindo a Goldman Sachs, a Lehman Brothers e a Morgan Stanley, e durante um breve período num Hedge Fund especializado na estratégia de Global Macro.
João Moreira Rato é licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa em 1993 e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago em 2000 e é autor do livro “The European Debt Crisis: How Portugal Navigated the post-2008 Financial Crisis”, publicado pela Palgrave Macmillan em Dezembro de 2020.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com