[weglot_switcher]

João Nascimento deixa Vodafone para liderar área digital e IT da EDP

Depois de 24 anos ligado ao grupo Vodafone, quatro deles como administrador para a área tecnológica na Vodafone Portugal, João Nascimento vai liderar a Digital Global Unit da EDP, área responsável pela transformação digital, pela gestão dos sistemas de informação do grupo EDP.
  • João Nascimento, responsável pela Digital Global Unit da EDP
1 Setembro 2021, 16h54

João Nascimento deixou a Vodafone Portugal, onde desde 2017 integrava o conselho de administração enquanto chief technology officer, para ingressar no grupo EDP e liderar a transformação tecnológica e digital da energética, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, a EDP refere que João Nascimento vai liderar a digital global unit da EDP, área responsável pela transformação digital, pela gestão dos sistemas de informação do grupo e por promover a introdução de novas formas de trabalho na empresa.

A função do gestor é apoiar todas as unidades de negócio do grupo EDP, nos 22 países onde opera, através de novos canais e ferramentas digitais. As áreas de cibersegurança, digitalização de processos e as tecnologias da informação estão também a cargo digital global unit da EDP.

“Começo hoje uma nova aventura profissional. É com grande entusiasmo que me junto ao grupo EDP”, escreveu João Nascimento na sua conta de LinkedIn, dando nota do novo desafio profissional.

Formado em Engenharia Eletrotécnica no Instituto Superior Técnico e com um MBA pela Lisbon MBA, João Nascimento tem uma reconhecida experiência na área tecnológica e digital. Esteve 24 anos no grupo Vodafone, sobretudo com funções em Portugal e Espanha, com responsabilidades de planeamento e de estratégia, desenvolvimento de redes fixas e móveis, serviço de televisão e de Digital/IT, a nível nacional e internacional. Era desde 2017 administrador para a área tecnológica da Vodafone Portugal

A transformação digital da energética é um dos objetivos inscritos no plano estratégico 2021-2025, com João Nascimento a assumir a liderança de “áreas estratégicas” para a concretização do plano, que foi anunciado no início do ano. “A evolução tecnológica e a transformação digital serão peças-chave perante o compromisso ambicioso com a transição energética”, assumido pela EDP. Por isso, o grupo pretende investir mil milhões de euros até 2025 na transformação digital do grupo.

Ter 95% dos processos digitalizados, bem como ter 90% dos seus ativos de produção de energia com manutenção preditiva, são dois dos objetivos concretos anunciados pela EDP, reiterados pela EDP em comunicado.

O grupo EDP pretende que o plano estratégico na área digital permita desenvolver novas áreas de negócio, como a mobilidade elétrica, o armazenamento de energia ou a geração distribuída. A aposta é tal, que a EDP diz ter já mil trabalhadores envolvidos na área digital, comprometendo-se a continuar a recrutar nesta área, agora liderada por João Nascimento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.