[weglot_switcher]

João Oliveira do PCP: “Governo contou com PSD e CDS-PP para travar avanços”

O deputado comunista destacou um conjunto de medidas “com o cunho do PCP” e salientou que “não foi possível avançar mais porque o PSD e o CDS-PP deram força ao Governo para travar e andar para trás”. Nesse sentido, questionou o primeiro-ministro sobre a legislação laboral.
20 Fevereiro 2019, 16h34

No debate sobre a moção de censura ao Governo, a decorrer na Assembleia da República, o deputado João Oliveira, do PCP, destacou um conjunto de medidas “com o cunho do PCP” e salientou que “não foi possível avançar mais porque o PSD e o CDS-PP deram força ao Governo para travar e andar para trás”.

O deputado comunista evocou a proposta de aumento do salário mínimo nacional para 650 euros, a extinção das propinas no Ensino Superior, a atribuição de reformas sem penalizações, a revogação das portagens em determinadas auto-estradas, a reposição das freguesias extintas na legislatura anterior, entre outros exemplos de “avanços” propostos pelo PCP mas que foram travados pelo Governo do PS, com o apoio do PSD e do CDS-PP.

“Podia ter havido avanços na reposição do pagamento das horas extraordinários, na vinculação dos professores, na reposição dos 25 dias de férias. E porque não houve nada disto? Porque o PSD e o CDS-PP deram ao PS a força que não tinha sozinho”, declarou Oliveira. “Deram força ao Governo para travar e andar para trás”, reiterou.

No final, o líder da bancada parlamentar do PCP questionou diretamente o primeiro-ministro António Costa sobre se em matérias como a legislação laboral, a Lei de Bases da Saúde ou a reversão da privatização dos CTT, o PS vai convergir com a esquerda ou com a direita. “Para que lado é que o Governo se vai virar?”

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.