[weglot_switcher]

João Pinto é o novo dean da Católica Porto Business School

O dean é professor de Finanças na instituição e consultor no BEI e no BERD nas áreas de inovação financeira, avaliação de projetos de investimento e finanças sustentáveis. Sucede a Rui Soucasaux Sousa na liderança da business school.
14 Dezembro 2023, 15h39

João Pinto, doutorado em Ciências Empresariais, com especialização em Finanças, pela Universidade do Porto assumiu ontem o cargo de diretor da Católica Porto Business School (CPBS). Sucede a Rui Soucasaux Sousa na liderança da escola de negócios da Universidade Católica na cidade Invicta.

Professor de Finanças, integra a Comissão Executiva da Católica Porto, é co-líder do INSURE.Hub e também consultor do Banco Europeu de Investimento e do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento nas áreas de inovação financeira, avaliação de projetos de investimento e finanças sustentáveis.

João Pinto assume a existência de “desafios que se avizinham e se adivinham, dos quais não nos podemos alhear associados à sustentabilidade, ao financiamento da ciência e à retenção de talentos. Para além disso, sabemos que a sociedade portuguesa tem vindo a ser confrontada com desafios de natalidade com reflexos duradouros e que a concorrência é forte, não só a nível nacional, mas também a internacional, palco onde a Escola tem de continuar a crescer para se afirmar como uma das melhores business schools da Europa”.

Adicionalmente, “os desafios que o mercado de trabalho nos impõe são cada vez mais exigentes. O relatório recente do World Economic Forum, Future of Jobs Report 2023, indica que criação de emprego nos próximos anos será impulsionada por três grandes drivers: tecnologia, digitalização e sustentabilidade. Isto é, por investimentos que facilitem a transição ecológica das empresas; pela aplicação mais alargada de normas ESG (ambientais, sociais e de governance); por cadeias de abastecimento cada vez mais localizadas; por maior adoção de novas tecnologias e tecnologias de ponta e maior acesso digital. E por isso, temos de inovar e de nos adaptar a estas novas exigências”.

A Católica Porto Business School, criada há 35 anos, é uma das mais destacadas escolas de Economia e Gestão do país nas áreas do ensino e da investigação, destacando-se pela sua aproximação à comunidade e relação com o tecido empresarial e por ser uma das três escolas de negócios em Portugal que tem tripla acreditação internacional: EQUIS, AMBA e AACSB.

Ao nível interno, João Pinto salienta a existência de oportunidades “na perspetiva do desenvolvimento de uma Escola que assuma no seu core os propósitos que têm vindo a ser proclamados pelo Papa Francisco, tais como a importância da territorialidade, a investigação ao serviço da melhoria da economia e o centro na pessoa humana”. Uma Escola que procure ter impacto na sociedade “através das três áreas fundamentais de atuação: Ensino, investigação e inovação, e serviço e responsabilidade social. O novo dean preconiza “uma Escola que vá mais além: que faça inovação com impacto, que desenvolva uma mentalidade global, que promova uma estreita ligação à prática e que reforce a sua orientação para os temas da ética, responsabilidade social e sustentabilidade”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.