[weglot_switcher]

Joe Berardo quer abrir dois museus em Estremoz

O empresário vai abrir um museu para a sua colecção de azulejaria nesta cidade alentejana e outro para a sua colecção de arte africana, que ainda está pendente de uma candidatura a apoios comunitários.
17 Junho 2019, 09h40

Joe Berardo prepara-se para abrir dois novos museus em Estremoz, um para a sua colecção de azulejaria e outro para a sua colecção de arte africana, escreve o jornal “Público” esta segunda-feira. Os protocolos foram celebrados com a câmara municipal da cidade alentejana, a 14 de Julho de 2016 e a 17 de Abril deste ano, respetivamente.

A associação colecções (AC), com sede no Funchal, prevê abrir já em outubro, no Palácio dos Henriques, também conhecido por Palácio Tocha, o Museu do Azulejo, que terá como designação oficial Museu Berardo Estremoz. O novo museu vai ocupar um edifício pré-pombalino, construído provavelmente no início do século XVIII, que se tinha transformado num “dormitório de pombos” e se encontrava em estado de degradação.

Os trabalhos de adaptação, que já estão a decorrer, obrigaram a um investimento superior a 2,6 milhões de euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários. O novo Museu Berardo Estremoz irá expor cerca de 1.500 painéis provenientes da colecção de azulejos de Joe Berardo, que inclui exemplares do século XV até à atualidade.

Está ainda previsto que este museu acolha também obras das outras colecções do empresário, que possui acervos de Arte Déco e Arte Nova, mas também de arte africana ou de cerâmica das Caldas da Rainha.

Ao “Público” o presidente da Câmara de Estremoz, o independente Francisco Ramos, admitiu que os riscos resultantes da instalação dos dois museus “não são evitáveis”. No entanto, o autarca assegura que os direitos e as obrigações das partes estão #claramente definidos” e “salvaguardam os interesses da autarquia”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/bacalhoa-compra-garagem-historica-de-30-mil-metros-quadrados-em-azeitao-456232

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.