[weglot_switcher]

John Hume, vencedor do Prémio Nobel da Paz, morre aos 83 anos

O político norte-irlandês, um dos grandes responsáveis pelo Acordo de Belfast e fundador do SDLP, é lembrado por vários quadrantes como um herói nacional
3 Agosto 2020, 13h04

O vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1998 e político norte-irlandês John Hume morreu esta segunda-feira aos 83 anos, fez saber a família em comunicado. Hume sofria de demência há alguns anos e morreu de madrugada, no lar de idosos onde vivia há alguns anos, em Derry/Londonderry, Irlanda do Norte.

Hume foi um dos fundadores do Partido Social-Democrata Trabalhista (SDLP) da Irlanda do Norte, órgão que viria a liderar de 1979 a 2001. É-lhe atribuída grande relevância nas conversações de paz entre os governos irlandês e britânico, que viriam a culminar no Acordo de Belfast, ou “Good Friday Agreement”, um ponto final no conflito entre nacionalistas e unionistas.

O Prémio Nobel da Paz foi-lhe atribuído em conjunto com David Trimble, o então líder do Partido Trabalhista do Ulster, pelos esforços na obtenção do Acordo de Belfast. Trimble já reagiu à morte de Hume, dizendo à BBC que o seu “grande contributo à política na Irlanda do Norte (…) será lembrado por muito tempo”.

Também o SDLP já manifestou o pesar pela morte de um dos seus fundadores e líderes, lembrando que os irlandeses vivem agora “na Irlanda que ele imaginou, em paz e liberdade para decidir o próprio destino”.

Outras figuras como a PM norte-irlandesa ou o seu congénere da República da Irlanda recordaram e elogiaram o político e a sua obra, apelidando-o de “um gigante no nacionalismo irlandês” e um “herói e verdadeiro pacifista”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.