Em comunicado a EDP, dona de 71,3% da EDP Renováveis, anunciou a venda de uma participação de mais de 20% do parque eólico offshore Îles d’Yeu et Noirmoutier, que a empresa de renováveis portuguesa detém em parceria com a Engie.
O consórcio chama-se Ocean Winds e é detido pela EDPR (50%) e pela Engie (50%). Foi esta Joint Venture eólica offshor que acordou vender a participação minoritária no seu projeto offshore Îles d’Yeu et Noirmoutier de 500 MW (megawatts).
Em comunicado à CMVM a EDP Renováveis, informa que a Ocean Winds (OW), acordou vender uma participação de 20,25% no parque eólico offshore Îles d’Yeu et Noirmoutier de 500 MW à Allianz Global Investors, por uma contrapartida total de 200 milhões de euros (com um rácio EV/MW – Enterprise Value per Megawatt – implícito de 5,6 milhões)”.
O parque eólico offshore Îles d’Yeu et Noirmoutier, localizado em Vendée, França, tem 61 turbinas Siemens Gamesa de 8,2 MW, com uma capacidade total de 500 MW. O projeto beneficia de um contrato inflation-linked feed in tariff (FiT) de 20 anos, que proporciona estabilidade de receitas no longo-prazo.
Na sequência da decisão final de investimento em abril de 2023, o projeto tem progredido para a fase final de construção. O início de geração de energia ocorreu em junho de 2025, com mais de metade das turbinas já instaladas e a fornecer eletricidade verde a habitações francesas.
No seguimento desta transação, a estrutura acionista atualizada do projeto îles d’Yeu & Noirmoutier passará a ser a seguinte: OW (40%), Allianz (20,25%), Sumitomo (29,5%), Banque des Territoires (9,75%) e Vendée Energie (0,5%).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com