[weglot_switcher]

“Mal preparado e incapaz de liderar discussões”. Jornal alemão “Frankfurter Allgemeine” demolidor para Mário Centeno

Um dos principais jornais alemães diz esta sexta-feira, 8 de maio, que os ministros das Finanças do eurogrupo “estavam cada vez mais insatisfeitos” com Mário Centeno, referindo que a reunião, via internet, de 8 de abril foi “um pesadelo”, e que os compromissos concretizados se ficaram a dever às intervenções de Angela Merkel e de Emmanuel Macron.
  • Cristina Bernardo
8 Maio 2020, 20h00

O jornal alemão “Frankfurter Allgemeine” publica, na edição de sexta-feira, 8 de maio – num texto do jornalista Werner Mussler, em Bruxelas –, uma percepção demolidora sobre Mário Centeno, referindo que “vários ministros das Finanças do euro estavam cada vez mais insatisfeitos” com a atuação do ministro português que lidera o Eurogrupo. “O português estava sempre mal preparado e, ao contrário do seu antecessor, era incapaz de liderar discussões e encontrar compromissos na disputa por questões de facto”, refere o texto de Werner Mussler, citando diplomatas da União Europeia (UE).

O exemplo mais recente desta realidade referida pelo “Frankfurter Allgemeine” foi a videoconferência do Eurogrupo, na noite de 8 de abril, “na qual os ministros discutiram infrutuosamente sobre um pacote de ajuda” para combater os efeitos da crise da Covid-19 “durante 16 horas”. Diz o jornal alemão que os participantes descrevem essa reunião virtual como um “pesadelo”.

“Os portugueses interromperam repetidamente a sessão para discussões individuais e literalmente deixaram os outros participantes sentados no escuro por horas”, refere o “Frankfurter Allgemeine”.

“O facto de os ministros terem chegado a um compromisso dois dias depois, deve-se inteiramente à intervenção da chanceler Angela Merkel e à do presidente francês Emmanuel Macron, bem como às negociações preliminares entre Scholz e seu colega francês Bruno Le Maire”, adianta o jornal alemão.

Sobre a conclusão das negociações sobre o “fundo de reconstrução” para combater a cise da Covid-19, o jornal “Frankfurter Allgemeine” diz que é um assunto que “ele próprio (Centeno) deseja”, mas refere que “isso não é realista, porque os chefes de Estado e de Governo tiraram esse assunto do Eurogrupo das suas mãos e aguardam uma proposta da Comissão da UE sobre a forma como um programa de estímulo económico pode ser financiado pelo orçamento da UE”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.