[weglot_switcher]

José Dinis Lucas: O advogado português que viabilizou a segunda maior ponte do Brasil

Não bastou ao Estado da Bahia atrair os maiores grupos de construção da China para contratar a engenharia mais moderna do sector das infraestruturas de forma a projetar e construir a segunda maior ponte da América do Sul. Mas sem a intervenção de um advogado português esta obra que ligará Salvador a Itaparica dificilmente teria nascido, unindo brasileiros e chineses.
26 Janeiro 2020, 10h00

A ponte Salvador-Itaparica será a segunda maior do Brasil, a seguir à de Niteroi, no Rio de Janeiro. Será construída (depois de também ter sido projetada) por chineses, mas todo o longo processo de aproximação entre o consórcio construtor e as autoridades brasileiras fica a dever-se ao trabalho metódico e “persistente” do advogado português José Dinis Lucas.

Esta ponte terá 12,4 quilómetros de extensão e ligará a capital da Bahia à ilha de Itaparica. Tem a particularidade de ser uma das obras de referência do Brasil na era do presidente Bolsonaro e de ter sido entregue a um consórcio chinês que integra as construtoras gigantes CR20 – China Railway 20 Bureau Group Corporation, CCCC South America Regional Company e South America and China Communications Construction Company Limited, e que agora vão dispor de quatro anos para construir esta infraestrutura, no valor previsto de 7,8 mil milhões de reais (cerca de 2 mil milhões de dólares ou 1,8 mil milhões de euros).

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.