É o quarto eurodeputado mais influente no Parlamento Europeu, primeiro do grupo político que une os partidos do espetro da direita, como o PSD, o PPE, e o líder entre os eurodeputados de Portugal. José Manuel Fernandes destaca-se assim entre os 705 eurodeputados no BWC EU Influence Index, ranking de membros do Parlamento Europeu que mede a influência dos eurodeputados, nomeadamente na “capacidade do decisor político para influenciar a legislação, moldar a agenda política, ganhar votos e garantir posições de poder institucional”.
Em avaliação estão perspetivas diretamente relacionadas com o exercício de poderes previsto na agenda dos eurodeputados, revelando capacidades dos membros do Parlamento no que respeita à liderança, experiência, trabalho legislativo e engagement – reveladores da credibilidade e transformação de skills em fins concretos. E o social-democrata José Manuel Fernandes parece destacar-se em todas as vertentes, incluindo “posições de influência no que respeita à coordenação do grupo e à mesa parlamentar” e “capacidade de dar forma a um ato legislativo específico”, mas também através da atividades que desempenha e capacidade de colaborar dentro e fora da agenda parlamentar. Para o que também conta a antiguidade do eurodeputado ao serviço do Parlamento Europeu, incluindo cargos formais ocupados em legislaturas anteriores.
Nas conclusões e classificação divulgada, o índice destaca assim o papel de liderança de José Manuel Fernandes na política orçamental e económica da UE, “incluindo nas discussões sobre o instrumento de recuperação da UE, o InvestEU, e novos recursos próprios da UE provenientes de impostos sobre o plástico ou do mercado do carbono de carbono, entre outros”, justifica-se, adicionando à lista de conquistas do social-democrata a liderança assumida em pastas quer na Comissão dos Orçamentos quer na delegação para as relações com o Brasil, por exemplo.
“O Índice de Influência BCW utiliza uma metodologia única baseada em dados para medir quais os decisores políticos europeus que exercem maior influência e oferece novas perspetivas para as eleições para o Parlamento Europeu que se realizam em 2024”, explica-se na metodologia.
O que conclui o estudo
De acordo com as conclusões partilhadas, o BCW EU entende que os deputados europeus mais influentes “desempenharam um papel fundamental (tanto em termos de liderança e trabalho legislativo) na definição de políticas em conformidade com as prioridades da Comissão Europeia para 2023, desde os assuntos económicos e o Estado de Direito até ao ambiente transformação digital e política industrial”. No entanto, os dados também revelam “uma tendência crescente para a polarização na política europeia e nacional”. E se os grupos políticos europeus PPE, S&D e Renew, os grupos que estão mais próximos do centro do espetro político, “estão a ter uma influência parlamentar acima do seu peso em relação à sua quota de lugares no Parlamento Europeu”, há já “vários deputados europeus que utilizam argumentos populistas a ocupar posições de destaque” no ranking de influência.
Considerando porém que são os mais próximos do centro que conseguem melhores prestações, é de notar que aí se vê ainda a maior influência parlamentar, com países como Espanha, Alemanha e Portugal no top dos que registam melhor desempenho, “enquanto França, Hungria e Itália são os três países com pior desempenho, devido à sua grande percentagem de deputados não inscritos ou pertencentes a grupos políticos nos extremos do espetro político”.
No que respeita à igualdade de género e por grupo etário, as mulheres são escassas nos primeiros dez lugares, mas vão ganhando espaço daí em diante, com as eurodeputadas a “superar mesmo os seus homólogos masculinos em termos de influência parlamentar, se considerarmos a sua quota-parte de lugares”; na idade, os mais velhos esmagam. “A experiência continua a ser um fator-chave para cultivar a influência”, com os “eurodeputados com mais de 55 anos a ser os mais presentes no topo da influência”, conclui o estudo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com