[weglot_switcher]

José Sócrates aceite como assistente no caso EDP

José Sócrates passa a ser assistente no caso EDP por decisão do juiz Ivo Rosa, revela o Observador.
9 Março 2021, 10h32

O juiz Ivo Rosa decidiu que o antigo primeiro-ministro José Sócrates vai ser assistente no caso EDP, contra a vontade do Ministério Público.

Segundo a notícia avançada pelo “Observador”, o Ministério Público tinha dado parecer negativo à constituição de assistente de José Sócrates, mas o juiz de instrução decidiu aceitar o pedido. O caso EDP, em investigação há nove anos, tem António Mexia e Manso Neto como arguidos por suspeitas de corrupção ativa e participação económica em negócio.

Tendo sido escolhido como assistente, José Sócrates tem como funções auxiliar a investigação, algo com que não concordam os procuradores Carlos Casimiro e Hugo Neto com o argumento de que Sócrates está a “instrumentalizar” este estatuto para “ter acesso” a um processo em que “como bem sabe” estão a ser investigados factos que o envolvem e a que pode “ser chamado”.

Em resposta, o antigo primeiro-ministro disse ao jornal “Expresso” que as alegações do Ministério Público eram “estapafúrdias” e garantiu que quer ajudar “na descoberta da verdade”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.