Não é novidade que os portugueses têm apostado no e-commerce para fazer compras, mas esta é uma modalidade que tem crescido junto dos jovens, especialmente no que toca a compras por impulso. Dados do estudo “European Consumer Payment Report” da Intrum mostram que a grande maioria dos jovens portugueses fazem compras online por impulso.
O mesmo estudo indica um crescimento deste método de compras nos últimos dois anos, com 43% dos portugueses a apostarem nas compras online. A tendência é mais pronunciada, tal como referido, entre os adolescentes e jovens adultos (geração Z e millennials).
São estas duas gerações, nascidas entre 1981 e 2010 e que já cresceram com a tecnologia, compram hoje mais produtos online que em 2022. É a geração Z (1997-2010) que mais aposta nas compras online, na ordem dos 62%, enquanto os millennials (1981-1996) revelam um aumento em 48% das suas compras em moldes digitais.
O estudo evidencia mesmo que 40% dos inquiridos admite já ter feito compras online por impulso, após visualizarem anúncios de produtos ou serviços nas redes sociais.
A conveniência deste tipo de compras e as redes sociais são dois fatores que podem estar a contribuir para o aumento das compras impulsivas, segundo o estudo.
De acordo com a análise, os portugueses são bastante conscientes ao fazer compras na Internet. No entanto, 28% dos inquiridos revelam que a conveniência das compras online ou através das redes sociais fazem com que gastem mais dinheiro do que o que podem gastar.
Uma das razões dos portugueses adotarem cada vez mais as compras online é pela política de devoluções, uma vez que dá uma maior confiança aos consumidores no ato de compra, sendo possível devolver o produto caso este não corresponda às suas expectativas ou tenha algum tipo de defeito.
No entanto, apesar desta facilidade de devolução, a grande maioria dos portugueses que compra online não tem intenções de devolver os itens adquiridos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com