Jovens portugueses rumo ao espaço

A segunda edição do European Rocketry Challenge arrancou hoje em Ponte de Sor, com 19 equipas de estudantes universitários, de 13 países europeus. Portugal vai estar representado, este ano e pela primeira vez, por uma equipa do Instituto Superior Técnico – IST.

A segunda edição do European Rocketry Challenge arrancou hoje em Ponte de Sor, com 19 equipas de estudantes universitários, de 13 países europeus. Portugal vai estar representado, este ano e pela primeira vez, por uma equipa do Instituto Superior Técnico – IST. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita a competição esta terça-feira, pelas 13h30.

Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, destacou em comunicado o “ambiente inspirador” que se vive no EuRoC, mas sobretudo o facto de a edição de 2021 já começar a mostrar resultados desta aposta da Agência. “No ano passado, desafiámos as Universidades portuguesas e como resultado temos o Instituto Superior Técnico, que está aqui, com uma equipa pronta a lançar o seu foguetão. Apostamos em transformar o EuRoC e Ponte de Sor numa das referências mundiais das competições universitárias na área do Espaço.”, acrescentou.

Rogério Alves, vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, realçou “o facto de o EuRoC ter uma equipa das nossas principais universidades portuguesas a competir entre as melhores da Europa, com um significado especial para mim porque foi a minha casa durante cinco anos”. E acrescenta: “Acolher o EuRoc em Ponte de Sor é uma forma dar alento às nossas universidades e estudantes de ensino superior. Temos muito gosto em poder contribuir, envolvendo alunos e alargando as suas perspetivas, em Portugal e no estrangeiro, para que todos os estudantes universitários portugueses destas áreas possam aderir e participar no EuRoc”.

“Não estou aqui para falar do evento, estou aqui para vos recrutar, seria excelente ter todos estes engenheiros a trabalhar no Exército”, afirmou o Brigadeiro-General Sérgio Augusto Valente Marques, Comandante da Brigada Mecanizada, relembrando o apoio logístico dado pelo Exército, com a cedência do Campo Militar de Santa Margarida.

Esta cerimónia oficial de abertura contou ainda com a presença de Pedro Pereira, vereador na Câmara Municipal de Constância, município onde decorrem os lançamentos, e fechou as atividades previstas o primeiro dia do European Rocketry Challenge, iniciadas com o acolhimento das equipas a partir das 8h.

O primeiro dia da competição ficou marcado pela receção dos concorrentes, com as boas-vindas de Inês Ávila e um briefing de segurança conduzido por Manuel Wilhelm. Ao início da tarde, os líderes das equipas fizeram uma visita de reconhecimento ao Campo Militar de Santa Margarida, onde vão decorrer os lançamentos.

Até domingo, dia 17 de outubro, os concorrentes vão marcar presença entre Ponte de Sor (onde já foram concluídas praticamente todas as montagens de foguetões), e o Campo Militar de Santa Margarida, para lançamentos, de 13 a 16 de outubro, estando a maior parte das atividades concentradas na sexta-feira e no sábado. Saiba mais Aqui

 

Recomendadas

Em dezembro serve-se “Contrapeso” em Loulé

A 1ª edição do Festival Contrapeso quer afirmar a vitalidade dos agentes culturais e diversificar a oferta cultural na cidade algarvia. Até dia 5 de dezembro as águas vão andar agitadas.

JNcQUOI lança livro de homenagem a Maria de Lourdes Modesto

Ao todo, são 258 páginas que enaltecem os melhores pratos criados por Maria de Lourdes Modesto. Este é um projeto de edição limitada a 500 exemplares e disponível para venda no JNcQUOI. As receitas revertem na íntegra para a Associação CARITAS.

Enfrentar o frio com muito estilo

A partir de hoje a marca de calçado Ambitious oferece um tote bag em todas as encomendas de valor superior a 115€.
Comentários