[weglot_switcher]

JPP pede medidas compensatórias para agricultores impedidos de regar

O JPP diz que o Governo Regional cobra aos regantes, mas que quando chega à altura de reparar canais de rega “atira as responsabilidades” para os municípios.
22 Janeiro 2020, 13h09

O JPP voltou a pedir uma justa medida compensatória para os agricultores que pagam água de rega todos os anos e que depois se vêm impedidos de regar porque a Água e Resíduos da Madeira (ARM) não consegue garantir a conservação dos canis de rega. O apelo foi feito durante o debate na especialidade do Orçamento Regional e o Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (PIDDAR), que decorre na Assembleia Legislativa da Madeira.

“Apesar da incapacidade do Governo em garantir esses canais de rega, o executivo não se abstém de cobrar dinheiro aos regantes que cumprem escrupulosamente os pagamentos mas que ficam impedidos de regar pelo mau estado dos canais de rega”, afirmou Rafael Nunes, deputado do JPP.

O deputado do JPP disse ainda que o Governo Regional cobra aos regantes mas quando chega à altura de reparar canais de rega “atira as responsabilidades” para os municípios.

A secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais, e Alterações Climáticas, Susana Prada, respondeu ao dizer que a ARM não entrega mais caudal aos agricultores não por sua culpa. “A água é só uma. Há prioridade ao abastecimento. A curva dos abastecimento tem vindo a aumentar. Logo diminui a água para o regadio”, disse a governante.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/agua-nao-faturada/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”163″ slug=”agua-nao-faturada” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/agua-nao-faturada/thumbnail?version=1546883120345&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.