[weglot_switcher]

Kill Switch: da Microsoft à Google, gigantes tecnológicas prometem “matar” a IA caso percam o controlo

Algumas das empresas líderes na aposta em IA comprometem-se a acionar um mecanismo para evitar o uso daquela tecnologia para fins perigosos, por parte de terceiros mal intencionados.
28 Maio 2024, 14h28

São várias as gigantes tecnológicas que se comprometem a “matar” a Inteligência Artificial (IA) caso os perigos associados se tornem incontroláveis.

Com o investimento em IA a bater recordes atrás de recordes, as capacidades das futuras tecnologias são imprevisíveis e, por esse motivo, importa tomar precauções no que diz respeito à segurança.

Neste contexto, foi assinado, numa cimeira sobre segurança na IA que está a ter lugar em Seoul (Coreia do Sul), um acordo que contou com o compromisso de empresas como a Microsoft, OpenAI, Meta, Google, Amazon, Samsung e IBM, entre outras gigantes da tecnologia com forte investimento em modelos de inteligência artificial.

Aquelas empresas vão implementar a ferramenta “kill switch”, que prometem utilizar na eventualidade de a IA cair nas mãos erradas. O propósito passa por evitar riscos ligados a ciberataques automatizados ou à criação de armas biológicas, por exemplo, em que as companhias não tenham capacidade para mitigar os mesmos.

“É a primeira vez que tantas empresas líderes na IA, de tantas partes diferente do globo, concordam com os mesmos compromissos”, no que diz respeito à segurança na IA, de acordo com o primeiro ministro britânico, Rishi Sunak.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.