[weglot_switcher]

Kristalina Georgieva eleita candidata europeia ao FMI

Kristalina Ivanova Georgieva venceu a concorrência do holandês Jeron Dijsselbloem. A antiga vice-presidente da Comissão Europeia conquistou uma maioria simples com 56% dos votos.
2 Agosto 2019, 21h03

Kristina Georgieva é a candidata escolhida pela União Europeia para a liderança do Fundo Monetário Internacional (FMI). A antiga vice-presidente da Comissão Europeia, no mandato de Jean-Claude Juncker, entre 2014 a 2016, conquistou uma maioria simples com 56% dos votos face ao outro candidato, o holandês Jeron Dijsselbloem.

Kristina Georgieva não cumpre o critério da idade, já que tem mais de 65 anos, mas haverá abertura por parte dos Estados Unidos para que a regra seja alterada e a candidatura possa ser aceite.

Kristalina Ivanova Georgieva, nasceu a 13 de agosto de 1953 em Sófia, na Bulgária, tendo feito a formação académica em economia e administração. Entre 1993 e 2010 desempenhou vários cargos no Banco Mundial, onde assumiu a vice-presidência em março de 2008.  Desempenhou o cargo de vice-presidente da Comissão Europeia, no mandato de Jean-Claude Juncker, entre 2014 a 2016.

A 28 de outubro de 2016 o Banco Mundial anunciou que Georgieva seria a primeira CEO do banco a partir de 2 de janeiro de 2017. Kristalina Georgieva foi nomeada em 2010 para o “European of the Year” (prémio atribuído para honrar cidadãos Europeus que mais influenciaram a agenda legislativa e política europeia) e “EU commissioner of the Year” como um reconhecimento pelo seu trabalho, em particular, na sua ação nos desastres humanitários do Haiti e Paquistão. Anteriormente já tinha sido nomeada para a categoria de “Comissário do Ano”, prestigiado prémio organizado pelo jornal European Voice.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.