O Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL, na sigla em inglês), baseado em Braga, assinou um memorando de entendimento com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Brasil, para estabelecer bases de cooperação internacional na área da saúde.
Segundo o comunicado da Fiocruz, o documento, que tem um prazo de vigência de cinco anos, formaliza e estabelece as bases da cooperação internacional a ser desenvolvida em pesquisa, desenvolvimento tecnológico, produção e formação voltados para a área de nanotecnologia e para as suas aplicações em biotecnologia e saúde.
“Este acordo reúne, do lado da Fiocruz, uma referência mundial no campo da saúde pública e, do lado do INL, uma referência mundial no campo da nanotecnologia”, referiu Mario Moreira, presidente da Fiocruz, durante a assinatura do memorando de entendimento, que ocorreu em Lisboa, dia 23 de abril, na residência oficial do Embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro.
Segundo o comunicado da Fundação Oswaldo Cruz, divulgado na terça-feira, o memorando de entendimento entre o INL, laboratório criado através de um acordo bilateral entre Portugal e Espanha, e a Fiocruz foi assinado por Mario Moreira e por Ado Jório Vasconcelos, diretor-geral adjunto do INL e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, ambas as instituições são, na área temática que trata das ciências da vida, poderosas e complementares.
Enquanto o INL tem competências em engenharia biomédica, a Fiocruz tem acesso “a um dos maiores sistemas de saúde pública do planeta”, destacou o diretor-geral do INL.
Com o objetivo de fazer chegar à sociedade os benefícios da pesquisa e da inovação, estão previstas, refere-se no documento, ações conjuntas como cooperação mútua em projetos, mobilidade de pesquisadores e alunos, organização de eventos científicos, partilha de informações, mecanismos de financiamento, entre outras atividades a serem divulgadas.
Segundo o comunicado, a assinatura deste memorando de entendimento está inserida num dos pontos abordados na declaração conjunta resultante da XIV Cimeira Brasil-Portugal, que ocorreu em Brasília, em fevereiro.
“Como parte do compromisso de impulso à agenda bilateral em ciência, tecnologia e inovação, o documento [memorando de entendimento] destaca as perspetivas positivas de cooperação no campo das nanociências e nanotecnologias”, refere-se no comunicado.
A Fiocruz é uma instituição vinculada ao Ministério da Saúde e que atua na pesquisa e no desenvolvimento científico e tecnológico da saúde brasileira. É considerada a organização com mais destaque, na América Latina, na área de ciências e tecnologia em saúde.
O INL, fundado em 2005 com base numa decisão conjunta dos Governos de Portugal e Espanha, é uma organização internacional de pesquisa intergovernamental dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de ponta em nanotecnologia. Desde 2010, o laboratório tem funcionado como um centro de inovação, proporcionando um ambiente de pesquisa de alta tecnologia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com