[weglot_switcher]

Lacerda Sales emocionado sobre as zero mortes nas últimas 24 horas. “É um motivo de grande satisfação”

O Secretário de Estado da Saúde pediu na habitual na conferência de imprensa que os portugueses façam um esforço individual e coletivo para que durante muitos mais dias possamos ter mais zero óbitos.
  • Lusa
3 Agosto 2020, 14h17

A ausência de mortes em Portugal nas últimas 24 horas pelo novo coronavírus deixou emocionado António Lacerda Sales. Durante a conferência de imprensa da Direção Geral de Saúde, o Secretário Geral da Saúde, referiu que esta notícia “é um motivo de grande satisfação”, dado que “tem sido muito difícil nestes últimos tempos e estamos muito felizes em que isto tenha acontecido”.

No entanto, Lacerda Sales salientou que estes números continuam a ser analisados sempre com a maior cautela, sem euforias desmedidas quando a situação aparenta estar mais controlada, nem negativismos exacerbados quando as coisas não correm como gostaríamos”.

Como tal, o responsável do Governo olha com o mesmo estado de espírito e humildade e com a determinação de sempre para a situação epidemiológica do país.

O Secretário Geral da Saúde explicou que a diminuição das infeções registadas nos últimos dias não está relacionada com a redução da testagem. “Na semana que findou ontem, Portugal fez em média mais de 13 mil testes por dia. Não há qualquer orientação para testar menos, até porque como todos sabemos a realização de testes a contatos de casos confirmados da Covid-19 sempre dependeu e continua a depender da estratificação do risco efetuada pelas autoridades de saúde”.

Numa altura em que muitos portugueses estão a gozar o período de férias, Lacerda Sales, aproveitou para deixar um apelo individual e coletivo aos portugueses para que durante muitos mais dias se possam registar zero mortes em Portugal.

“Não se podem esquecer de não relaxar as regras de etiqueta respiratória e distanciamento social que os novos tempos impõe. O nosso sucesso coletivo continuam a depender das ações individuais de cada um. Em família, no trabalho, na praia e noutros locais públicos”, frisou.

Sobre o número médio de casos secundários que resultam de um caso infetado, medido em função do tempo, designado como Rt, é agora de 0,93 a nível nacional na região de Lisboa e Vale do Tejo situa-se nos 0,88, na região Norte 1,07, na zona Centro 0,92, no Alentejo 1,13 e no Algarve 1,02.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.