[weglot_switcher]

Lacerda Sales: Pedido de ajuda internacional “ainda não foi formalizado completamente”

Lacerda Sales relembra que existem mecanismos de cooperação europeia prontos para serem ativados como se assistiu em vários países na primeira vaga, mas que, para já, “enquanto formos tendo respostas e capacidade de responder às necessidades dos portugueses, vamos respondendo”.
  • Lusa
27 Janeiro 2021, 11h37

Na sequência da notícia do JE que dava conta que Portugal estava a equacionar uma transferência de doentes para Espanha, nomeadamente para Sevilha, Salamanca, Badajoz e Vigo, o Secretário de Estado Adjunto da Saúde revelou que “está a ser equacionado” o recurso a um pedido de ajuda internacional para o combate à Covid-19, mas que “ainda não foi formalizado completamente”.

Estes mecanismos de cooperação internacional, nomeadamente a nível da Comissão Europeia, “são ativados quando é necessário ativar esses mecanismos”, disse Lacerda Sales, dando os exemplos de França, Espanha e Itália que, na primeira vaga, viram-se forçados a transferir doentes, requisitar material e até recrutar recursos humanos.

“Essas necessidades surgem sempre, e a área dos recursos humanos é uma sempre muito difícil para nós”, admitiu, acrescentando ser natural que como estados-membros possa haver uma cooperação europeia. “Há capacidade de ajuda, nesta altura, haverá com certeza por parte de outros estados, como haverá noutras fases em que nós estejamos mais disponíveis, da nossa parte. Esses mecanismos são bidirecionais”, sublinhou.

Pressionado pelos jornalistas a confirmar se o processo já foi iniciado, Sales afirmou que o pedido ainda não está “formalizado completamente”, mas confirmou “que está a ser equacionado no âmbito dos sistemas de cooperação europeus, também ele de acordo com a proporcionalidade”.

Mas para já, “enquanto formos tendo respostas e capacidade de responder às necessidades dos portugueses, vamos respondendo”, disse. “Obviamente que equacionamos cenários e planeamos sempre a possibilidade de acionar mecanismos de cooperação europeu.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.