A presidente do JPP, Lina Pereira, afirmou hoje que o partido aguarda os resultados eleitorais finais com serenidade e acredita que poderá eleger um deputado à Assembleia da República.
A presidente do JPP falava numa unidade hoteleira do concelho de Santa Cruz, na Madeira, onde o partido está a acompanhar a noite eleitoral, após divulgadas as projeções pelas televisões. Nessa altura, a sala ainda se encontrava praticamente vazia, com mais jornalistas do que dirigentes do partido.
“A verdade é que ainda estamos a fechar aqui várias urnas, localidades importantes que vão fazer e determinar o resultado final. Mas, com serenidade, o Juntos Pelo Povo aguarda e acreditando que será possível [eleger], sim”, declarou Lina Pereira.
A dirigente realçou que “ainda há muitos cenários em aberto”, mas disse acreditar que a eleição de um deputado à Assembleia da República, pela primeira vez na história do partido, é um cenário para o qual o JPP tem trabalhado.
Questionada sobre outros círculos, como o da Europa, encabeçado pelo secretário-geral do partido, Élvio Sousa, a dirigente do JPP reconheceu que a “maior aposta” do partido foi no círculo da Madeira, cuja candidatura é encabeçada por Filipe Sousa, um dos fundadores e ex-presidente do partido, sendo pelo círculo desta região autónoma que o partido pode eleger.
As projeções dos resultados eleitorais divulgadas pelas televisões dão vitória à coligação Aliança Democrática (AD) nas eleições legislativas ao obter entre 29% e 36,9%, seguindo-se o PS e o Chega muito próximos.
O JPP poderá ter 1% dos votos, sendo possível a eleição de um deputado, segundo as projeções.
Nas últimas eleições legislativas, em 10 de março de 2024, o JPP concorreu em 10 círculos eleitorais e obteve o melhor resultado de sempre em eleições nacionais, com 19.145 votos (0,31%), dos quais 14.344 na Região Autónoma da Madeira, cuja lista também era encabeçada por Filipe Sousa.
O círculo da Madeira, que elege seis deputados à Assembleia da República, é atualmente representado por três deputados PSD, dois do PS e um do Chega.
O JPP nasceu como movimento de cidadãos em 2009, no concelho de Santa Cruz, na zona leste da Madeira, autarquia que lidera desde 2013 com maioria absoluta, e tornou-se partido político em 2015.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com