[weglot_switcher]

Lego está de parabéns. O tijolo mais famoso do mundo nasceu há 60 anos

Sabia que os tijolos Lego vendidos num ano seriam suficientes para dar a volta ao planeta, cinco vezes? E sabia que o fundador da Lego era carpinteiro? Ou, sabia que o famoso tijolo, tal como hoje é concebido levou nove anos a desenvolver? Descubra o que não sabe sobre o icónico tijolo Lego.
28 Janeiro 2018, 12h00

Quando em a 28 de janeiro de 1958, a mais famosa empresa familiar da Dinamarca, em atividade há 85 anos, introduziu “tubos” no interior de um tijolo de plástico, o mundo ganhou um dos brinquedos “mais influentes” de sempre.

Gerações e gerações de crianças brincam, desde então, com um pequeno objeto cuja única “limitação é a imaginação”, segundo a empresa criada em agosto de 1932, por Ole Kirk Christiansen, em Billund, Dinamarca.

São muito poucas as pessoas no mundo que não conhecem o tijolo Lego. Em Portugal, os produtos da Lego estão oficialmente presentes desde 1973.

O Grupo Lego, um dos líderes mundiais em produção de brinquedos, defendeu em comunicado, enviado à redação, que “brincar com Lego incentiva a criatividade e a curiosidade” e que ajuda “as mentes mais jovens a desenvolverem capacidades essenciais para o século XXI”, numa alusão às conclusões do relatório “The Future of Jobs”, apresentado no Fórum Económico Mundial, em 2016 – em que a resolução de problemas, o pensamento crítico e a criatividade são as três principais capacidades necessárias para o local de trabalho do futuro.

A influência deste objeto, que até foi considerado um dos “objetos do século XX”, é real e reflete-se nos números da empresa dinamarquesa. De acordo com os últimos dados anuais divulgados, referentes ao ano de 2016 para todo o mundo, o Grupo Lego gerou uma receita total de 37,9 mil milhões de coroas dinamarquesas, DKK , (cerca de 5 mil milhões de euros) – o valor mais alto de sempre da empresa – e teve um lucro anual de 9,4 mil milhões DKK (cerca de 1,2 mil milhões de euros). O relatório anual e mundial para 2017 deverá ser divulgado em fevereiro.

Atualmente, a Lego, que foi considerada a marca mais poderosa do mundo, em 2015,  está a apostar em investimentos no domínio digital e em iniciativas de sustentabilidade. O último grande passo foi a criação de uma parceria com a Tencent, a ‘Google chinesa’, a 15 de janeiro deste ano.

Sabia que o fundador da Lego era carpinteiro e que, embora a empresa tenha nascido em 1932, só em 1947 é que começou o fabrico de peças de plástico? E que o tijolo tal como se conhece hoje levou nove anos a desenvolver-se, entre 1949 e 1958? Ou, que os primeiros tijolos chamavam-se Automatic Binding Bricks (Tijolos de encaixe automático), em 1949, e que só quatro anos depois, o nome foi alterado para LEGO Mursten (“tijolos LEGO” em dinamarquês)? Conheça mais factos curiosos na fotogaleria abaixo.

Nota: Se é fã dos produtos Lego, saiba que decorre no Pavilhão Multiusos de Guimarães uma exposição da candidata a “maior cidade de Lego do mundo”. Trata-se de um pequeno empreendimento levado a cabo por um colecionador de legos, cuja “cidade” precisou de mais de cinco milhões de peças para ocupar cerca de mil metros quadrados do espaço.

A exposição, que conta com recriações de vários monumentos, como o Taj Mahal ou a Torre Eiffel, está aberta ao público até dia 13 de fevereiro. A entrada é gratuita.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.