[weglot_switcher]
1375114
Em Foco

CIP quer PRR alterado para regiões afetadas e outros projetos “comprometidos” pela catástrofe

Representante dos patrões pede urgência nos apoios — que elogia — porque, “se não chegarem rapidamente”, podem “gerar uma crise forte” nas regiões afetadas pela depressão Kristin. Mas, em entrevista ao Jornal Económico, defende que uma possível reprogramação do PRR também deve ter em conta quem depende das empresas destruídas para executar os fundos europeus.

Atualidade

PRR. Bruxelas não descarta reprogramação, mas avisa que calendário é para manter

O Governo português ainda não fez o pedido, mas a Comissão Europeia não fecha a porta a novas mexidas no Plano de Recuperação e Resiliência. Só que mostra-se inflexível sobre as datas em que devem estar concluídos os projetos. Presidente da República tinha sugerido que alguns prazos pudessem ser ajustados.

Ministra não vai descansar enquanto “todas as casas e empresas” não tiverem energia

“As pessoas gostaram de me ver nesta altura difícil”, disse esta segunda-feira a ministra sobre a sua visita a Alcácer do Sal no fim-de-semana.

Preços das casas atingem novo máximo histórico com subida de 13,1% em janeiro

No primeiro mês do ano, os preços das casas à venda em Portugal subiram em 18 das 19 capitais de distrito e regiões autónomas analisadas pelo índice da plataforma “Idealista”. Guarda, Beja e Santarém registaram aumentos anuais acima dos 20%.

BPI precisa de balas de prata para fazer crescer a rentabilidade no futuro

O BPI está no meio da tabela. Em 2025 os resultados caíram e a rentabilidade medida pelo ROTE também. Mas João Pedro Oliveira e Costa promete que no seu novo mandato vai continuar a implementar um plano estratégico que prevê crescer quota de mercado. No entanto não desvenda que bala de prata tem para crescer a rentabilidade, sem aumentar comissões e spreads. Aquisições? O Banco CTT está à venda.

Grandes petrolíferas europeias preparam corte na remuneração dos acionistas

A desvalorização da matéria-prima está a pressionar o setor, levando a um recuo na estratégia de recompra de ações que vinha sendo comum nos últimos anos. Distribuição de dividendos pode ser cortada entre 10% e 25%.

Fundo europeu e PRR em cima da mesa para pagar danos do temporal

A reprogramação do PRR está a ser analisada neste momento. No caso do Fundo de Solidariedade Europeu, é preciso fazer contas aos prejuízos para entregar estimativa e acioná-lo.

“As moratórias para a tempestade Kristin são ‘copy paste’ das moratórias do Covid”, diz CEO do BPI

Na parte que cabe à banca, “estamos muito empenhados em fazer acontecer muito rapidamente”, assegurou o CEO do BPI.

Dívida pública cai para 89,7% em 2025

No Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), o executivo previa que o peso da dívida pública no PIB se iria fixar em 90,2% no ano passado, mas acabou por ficar já abaixo dos 90%, de acordo com o BdP.

Gulbenkian financia com dois milhões qualificação e empregabilidade de jovens vulneráveis

Pedro Cunha, gestor do programa Gulbenkian Empregar, diz ao JE que apesar do número de jovens que não estudam, não trabalham, nem estão em formação ter vindo a diminuir, é ainda um problema sério em Portugal. Instituição vai apoiar 14 projetos que promovem a qualificação e a empregabilidade nas regiões mais afetadas: Lisboa, Porto, Algarve e Açores. IEFP é parceiro estratégico.

Irão insiste na opção diplomática para afastar possibilidade de ataque dos EUA

Regime de Teerão convoca embaixadores da União Europeia para protestar contra a designação da Guarda Revolucionária Islâmica como grupo terrorista – um gesto raro que aponta para uma opção moderada para gerir a crise.

Go.Charge atinge faturação de mais de 3,6 milhões de euros

Quota de mercado na rede pública mais do que duplicou, ao mesmo tempo que a empresa estabelece como meta o aumento da sua quota de mercado na Península Ibérica.

Tarifas dos EUA podem ter impacto negativo de 300 milhões por ano na região norte

Estudo da Associação Comercial do Porto alerta para o impacto da ‘guerra comercial’ dos Estados Unidos na economia portuguesa em geral – mas que será mais sentido a norte, uma vez que é a região mais exportadora: 300 milhões no volume de negócios e 121 milhões no VAB.

Robôs humanoides saem dos laboratórios e transformam negócios

Já estão a integrar ambientes de trabalho humanos, transportando caixas, inspecionando produtos e realizando tarefas repetitivas. O mercado global avaliado em 2,77 mil milhões de euros em 2024, projeta atingir 55,7 mil milhões de euros até 2032, impulsionado por inovação tecnológica, redução de custos e escassez de mão de obra.

Mercado automóvel dispara 17,8% em janeiro e carros eléctricos já representam 25,8%

Os elétricos (BEV) totalizaram 25,8% dos veículos ligeiros de passageiros novos revela a ACAP.

Moçambique constrói fábrica de cimento de 237 milhões

Com um investimento de 280 milhões de dólares (cerca de 237 milhões de euros), o empreendimento de capitais chineses contará com uma potência instalada de 28 megawatts (MW).

Mercados

Petróleo regista maior quebra em seis meses

O petróleo durante a sessão de segunda-feira apresentou quebras superiores a 4%. Esse nível de quebra é a maior numa sessão desta em seis meses, assinala a publicação financeira Investing. O ouro e a prata continuaram as desvalorizações históricas registadas na sexta-feira.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta terça-feira

BCE divulga relatório sobre empréstimos bancários na zona euro. O crescimento dos empréstimos às empresas não financeiras (SNF) na zona do euro abrandou para 3,0% em dezembro de 2025, após um ritmo de 3,1% no mês anterior.

Opinião

Um admirável mundo novo?

Quanto mais os Estados Unidos apostam na desorganização como instrumento de poder, mais estimulam o mundo a organizar-se sem eles. Não se trata de antiamericanismo. Trata-se de realismo e pragmatismo.

França em suspenso

A França não deixou de ser democrática porque usa a Constituição. Torna-se politicamente frágil quando a Constituição passa a funcionar como muleta para esconder a ausência de maioria e de consenso.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.