[weglot_switcher]
1142826
Em Foco

Indústria automóvel portuguesa “preocupada” com chegada de elétricos chineses

Cluster Mobinov, que junta produtores, com fabricantes de componentes, defende que a Comissão Europeia deve tomar medidas. A “Proteção” da indústria e a “imposição de barreiras” como tarifas alfandegárias “é a única forma de nos protegermos” numa “luta desigual”, destaca Jorge Rosa ao JE.

Atualidade

Economistas e empresários exortam Portugal a criar mais marcas com projeção global

O estudo de Augusto Mateus e o debate promovido pela CCP sobre “Que Políticas Económicas Para Portugal?” sublinhou a necessidade de Portugal criar mais marcas com alcance global e de vender bem a produção nacional de qualidade, criando mais valor acrescentado para a economia portuguesa.

Preços das casas subiram em mais de metade dos maiores municípios

Dos municípios com mais de 100 mil habitantes, destacam-se Barcelos e Guimarães, onde o preço mediano das casas e apartamentos vendidos entre julho e setembro do ano passado mais acelerou em 2023. Porto e Lisboa registaram tendências opostas no mesmo período.

Portugueses melhoram produtividade com IA mas expressam receios

A maioria dos profissionais dizem melhorar a produtividade com o uso de ferramentas de inteligência artificial, revela estudo da Michael Page, cujas conclusões o JE revela em primeira mão. Preocupações de quem usa ferramentas de IA estão relacionadas com a segurança e com o facto destas ferramentas não ‘tocarem’ a inteligência emocional.

Sistema de IA do Banco de Portugal respondeu a mais de 6.400 pedidos de informação

“Trouxe um ganho de produtividade gigante. Muda a atividade, a qualidade e também de satisfação das nossas próprias pessoas, que acabam por desempenhar tarefas de muito maior valor acrescentado”, afirmou Filipa Lima, diretora adjunta do departamento de Sistemas e Tecnologias de Informação do BdP.

Auto-Estradas do Douro Litoral investe dois milhões em sustentabilidade

Atualmente, a AEDL, no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, está a investir dois milhões de euros em diversas iniciativas que vão permitir reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência energética da infraestrutura rodoviária que lhe está concessionada.

Eleições no Paquistão: resultados vão manter caos político e económico

O país com quase 250 milhões de pessoas está à décadas sob forte tensão económica e política. Quem quer que venha a ganhar as eleições terá que gerir esse caos e tentar manter os militares a uma distância recomendável: muito perto.

Entrevista

“Sem mais investigação não teremos salvação”, alerta reitor da Universidade de Lisboa

Luís Ferreira inaugura o ciclo de entrevistas que o JE vai publicar nas próximas semanas sobre o Ensino Superior em Portugal. O reitor da Universidade de Lisboa, a maior do país, olha expectante para 2024 e as mudanças que sairão das eleições, coloca o subfinanciamento crónico, o envelhecimento dos professores e a precariedade dos jovens investigadores à cabeça dos problemas do sector e defende que é preciso mais conhecimento, ciência e inovação para ajudar Portugal a enfrentar os grandes desafios do presente e do futuro.

Mercados

Galp a subir e EDP em queda. Energia destacou-se na bolsa de Lisboa

A Galp foi a cotada que liderou os ganhos na sessão desta quarta-feira em Lisboa. Já a EDP e a EDP Renováveis foram as cotadas que registaram as maiores quedas do dia.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

A OCDE divulga os números mensais do Índice de Preços no Consumidor. Além disso, esta quarta-feira marca o início do Fórum do Grupo BEI 2024, que se realiza no Luxemburgo.

Opinião

Adeus às minhas armas

Como despedida quero ser breve. Agradeço a todos a maneira elegante, rara hoje-em-dia, como comunicaram comigo, o à-vontade dado para que eu escrevesse aquilo que pensava e sentia.

Identidade e corrupção, o que está errado?

Em “democracia não há espaços vazios”. Daí que muitos movimentos, tornados partidos e com representação parlamentar, sejam os herdeiros quase naturais de uma desestruturação do sistema.

Um provérbio chinês na campanha eleitoral

Para além de factoides isolados, não existe um verdadeiro diagnóstico da situação de partida, nem se discute a sociedade que queremos, ou como lá chegar.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.