[weglot_switcher]
1156381
Em Foco

Sete maiores bancos tiveram lucros recorde de 4,6 mil milhões em 2023

Em 2022, os lucros dos sete maiores bancos em Portugal foram de 2.761 milhões de euros. A diferença desses resultados para 2023 é explicada essencialmente pelo efeito da subida dos juros do crédito que não foi acompanhada por uma subida dos juros nos depósitos ao mesmo ritmo.

Atualidade

CGD teve lucro recorde de 1,29 mil milhões em 2023, com margem financeira a duplicar graças à subida dos juros

O banco público liderado por Paulo Macedo vai entregar ao Estado um dividendo de 525 milhões de euros, devolvendo ao acionista público a totalidade dos 3,9 mil milhões de euros da recapitalização que teve lugar em 2017.

Deco quer acabar de vez com comissão de reembolso antecipado dos créditos 

A associação de defesa do consumidor quer que o próximo Governo torne definitivas algumas das medidas temporárias que foram adotadas para ajudar as famílias com créditos à habitação. 

Negócio de saúde da Fujifilm vale 25 milhões de euros em Portugal e está a crescer a dois dígitos

Empresa das câmaras fotográficas está a vender cada vez mais para hospitais. “Temos registado uma evolução e crescimento constante e equilibrado, no nível de dois dígitos percentuais anualmente, algo que se prevê também para o próximo ano fiscal”, disse fonte oficial ao JE. A partir desta segunda-feira, também os preços da Fujifilm na Europa aumentam a dois dígitos.

Bruxelas atenta à atividade da Worldcoin. Associação dos Direitos Digitais defende suspensão em Portugal

A Comissão Europeia remete a aplicação do RGPD para as autoridades de proteção de dados, mas alerta ao Jornal Económico que o regulamento prevê cooperação transfronteiriça. Já a associação portuguesa D3 – Defesa dos Direitos Digitais vai mais longe: “Achamos que a CNPD deveria acompanhar a sua congénere espanhola”.

OPEP e Agência Internacional de Energia em guerra de números sobre futuro do petróleo

São os dois maiores organismos mundiais de análise do mercado petrolífero. Mas as suas posições antagonistas perante a transição energética (uma representa os países desenvolvidos que apostam nas renováveis, a outra representa países em desenvolvimento que estão dependentes das receitas do petróleo) levam-nos a terem previsões muito díspares sobre a evolução do consumo do ‘ouro negro’ nas próximas décadas.

O que já chegou e o que está por chegar. Ouça o podcast “A Arte do Possível”

A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva, Luís Osório e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, analisamos soluções de governabilidade e a forma como mais de um milhão de eleitores viraram o espectro político do avesso.

Advogados in-house das empresas vs sociedades. Ouça o podcast “Falar Direito”

O convidado desta edição do podcast do JE é Luís Barreto Xavier, consultor da Abreu Advogados e presidente do Instituto do Conhecimento do mesmo escritório. É quem explica como trabalham os dois tipos de advogados: internos e das sociedades.

Vladimir Putin terá ganho as eleições na Rússia com 88% dos votos

A eleição deverá mantê-lo no poder até 2030, ano em que completará 77 anos, com a possibilidade de um mandato adicional até 2036, devido a uma alteração constitucional feita em 2020.

Catalunha: socialistas e independentistas não se entendem nas eleições antecipadas

Salvador Illa é o candidato a alcançar a quarta vitória consecutiva do Partido Socialista da Catalunha (PSC, ‘irmão’ do PSOE).

Entrevista

Óscar Afonso: Valor a recuperar na economia paralela não chega para “propostas irrealistas” de Ventura

Autor do estudo sobre o peso da economia paralela, que está em quase 35% do PIB, aponta para recuperação de 16 mil milhões de euros de arrecadação de receita fiscal em oito anos. Muito longe dos 80 mil milhões apregoados pelo líder do Chega para financiar, diz, “a proposta irrealista das pensões”. Óscar Afonso, professor catedrático da FEP, defende a descida da carga fiscal para combater a economia não registada e sinaliza que Portugal tem ainda muito a fazer neste caminho e atingir níveis de outros países abaixo dos 10%.

Mercados

Galp e BCP subiram quase 4% no fecho da semana. Europa concentra-se na taxa de inflação

As ações da petrolífera valorizaram na sequência do anúncio de que foi descoberto mais um reservatório de petróleo na Namíbia.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A semana será repleta de reuniões de bancos centrais, com a Fed a encabeçar uma lista onde se destaca ainda o Banco de Inglaterra e o Banco do Japão. Por cá, o Banco de Portugal atualiza as suas previsões macro para este ano e os próximos.

Opinião

Incluir a inclusão financeira

Garantir que cada indivíduo tem acesso às ferramentas necessárias para melhorar o seu bem-estar financeiro é um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Qual o futuro da Economia social?

Como irão os líderes das estruturas federativas aproveitar este novo ciclo político para ter conversas francas e ações consequentes?

Capacidade de mudança: o novo trunfo das organizações

As alterações de modelos de negócio (exemplo transição energética) e disrupção tecnológica (exemplo Generative AI) vêm potenciar a necessidade e oportunidade de transformação das organizações.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.