[weglot_switcher]
1157376
Em Foco

Quase 60% das empresas nacionais apontam instabilidade política e social como risco para 2024

Estudo da Marsh aponta também os ataques cibernéticos e (47%) e a retenção de talento (44%), como os outros dois riscos com que as empresas portuguesas vão ter de lidar este ano, sendo que a próxima década será marcada pela adaptação a um cenário internacional em constante evolução.

Atualidade

Manuel Serrão suspeito de apresentar despesas fictícias em candidaturas a fundos europeus de 80 milhões de euros

Na mira da justiça está um alegado desvio de 40 milhões de euros através da apresentação de despesas fictícias em candidaturas para obtenção de mais de 80 milhões de euros em fundos europeus. Entre os alvos da mega operação de buscas da PJ ontem realizadas está o empresário Manuel Serrão por suspeitas dos crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais. Presidente do Compete 2020 também é suspeito, bem como outros funcionários com altos cargos públicos ligados aos fundos europeus, sabe o JE.

CTT: Subscrição de certificados de aforro caiu 60% no quarto trimestre de 2023

“A alteração das condições de comercialização, nomeadamente taxas de juro mais baixas e a diminuição dos limites máximos de aplicação por subscritor, reduziram a atratividade dos títulos da dívida pública”, admite a empresa.

EDP confirma previsão de lucros a rondar 1,5 mil milhões em 2026

Fechadas as contas de 2023, a companhia mantém as suas metas para 2026 em termos de lucros recorrentes (entre 1,4 mil milhões-1,5 mil milhões), EBITDA (5,7 mil milhões) e dividendo (20 cêntimos por ação). Na terça-feira, o Goldman Sachs cortou o preço-alvo, mantendo a recomendação em ‘comprar’, e deixou vários avisos.

Futurália arranca hoje com forte aposta no emprego e mais de 30 empresas a recrutar

A maior feira de educação e formação em Portugal, abre esta quarta-feira na FIL, em Lisboa, com foco no Espaço Emprego e Empregabilidade e um novo espaço de Psicologia. A academia mostra-se em peso e à sua oferta.

Abrandamento do crescimento salarial dá argumentos às ‘pombas’ do BCE para corte de juros em abril

Com o foco do banco central colocado no mercado laboral, os dados do último trimestre de 2023 serão recebidos com agrado, ao mostrar um abrandamento claro da dinâmica salarial. Ainda assim, tal deve ser insuficiente para assegurar cortes antes de junho.

Fed: Investidores focados nas projeções à procura de pistas quanto a corte de juros

A inflação tem-se revelado mais persistente do que se esperava na maior economia do mundo, que vai mantendo, ainda assim, uma vitalidade assinalável. O mercado focar-se-á no ‘dot plot’ das projeções para os juros dos membros do banco central com os investidores cada vez mais inclinados para cortes em junho.

Brasil: Bolsonaro indiciado por suposta falsificação de dados de vacinação

Ex-presidente teria inserido informações falsas em banco de dados de saúde pública para fazer parecer que recebeu vacina contra Covid – que seria obrigatória para entrar nos Estados Unidos.

Entrevista

Miguel Pina e Cunha: “Se queremos reter os nossos jovens precisamos de melhores empresas e empregos”

O professor da NOVA SBE, diretor académico do programa Liderança Social para Gestores, Miguel Pina e Cunha, defende ao JE que a gestão é decisiva para o desenvolvimento futuro do país em todos os sectores de atividade.

Mercados

Grupo EDP e Mota-Engil marcam dia negativo em Lisboa

A bolsa lisboeta recuou na sessão de terça-feira. Sobressaiu a desvalorização de quase 4% na EDP, na sequência de um corte no preço-alvo atribuído pela Goldman Sachs aos títulos da energética.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

A reunião da Fed não deve trazer grandes alterações à política monetária norte-americana (apesar das atualizações de projeções), mas a expectativa sobre sinais quanto ao ritmo de descidas de juros mantém-se.

Opinião

Especulações pós-eleitorais

Prevejo um cenário de continuidade de instabilidade e de governo de curto prazo. Se Marcelo for coerente com Marcelo, teremos novas eleições em breve.

A web3 e o direito e propriedade

Sabendo que vivemos num Estado de direito, e no pressuposto de que queremos que assim continue a ser, até que ponto são os ‘token’ compatíveis com a nossa sociedade?
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.