[weglot_switcher]
1161839
Em Foco

Apenas 70 mil famílias declaram mais de 100 mil euros brutos por ano

Dos quase 58% dos agregados familiares que suportam o imposto, são os contribuintes com rendimentos brutos entre os 10.000 euros e os 40 mil euros – a classe média – que pagam a maior percentagem de IRS: 74,2%. Já 2,5 milhões dos contribuintes não pagam imposto: 42,4% do universo total, uma fatia que aumentou no ano passado. As deduções com saúde e despesas gerais caíram. E há 70.340 famílias a ganhar acima de 100 mil euros, segundo as últimas estatísticas da AT.

Atualidade

Atlântico Europa nomeia novo CEO e prepara venda ao Well Link Group

Diogo Cunha, que esteve dez anos na presidência executiva do Banco Atlântico Europa, deixa o cargo para Nuno Vaz, que é o novo CEO para o mandato 2023 a 2026. A nova administração nomeada em março é já o reflexo da venda em curso do banco de capitais angolanos aos chineses do Well Link Group.

Montenegro tem desafio de criar “emprego com valor acrescentado”, diz economista

João Duque afirma que foi característica do Governo de António Costa manter o emprego sempre “em níveis muito bons”, no entanto, existe “pouco emprego com valor acrescentado” e isso “acaba por se reflectir na atividade económica do país”.

SIBS arrisca até dois anos sem poder participar em procedimentos de contratação pública

A Autoridade da Concorrência aplicou uma multa de 14 milhões de euros à dona do Multibanco no mês passado e acusou a empresa de “abuso de posição dominante” no sector dos pagamentos. Contactado pelo Jornal Económico, o advogado Miguel Miranda, sócio da Raposo, Sá Miranda & Associados, explica as consequências da prática quer para a SIBS quer para os consumidores.

Forças de Defesa de Israel admitem práticas de disparar primeiro e perguntar depois

Alto quadro israelita lamenta que práticas de execução estejam a ser usadas pelas IDF desde há vários meses – acrescentando que as condições de combate podem explicar essa terrível postura.

Entrevista

Nordea AM prevê arranques dos cortes pelo BCE só no terceiro trimestre

Gestora de ativos do banco finlandês identifica como risco para este ano a eventualidade de o BCE demorar a arrancar com os cortes nos juros.

Mercados

Lisboa foge a tendência positiva nas praças europeias

O único banco cotado no PSI viu as suas ações recuarem 1,34% e liderou as perdas. Uma variação que contraria a generalidade da banca europeia, que viveu um dia positivo em bolsa. De resto, a tendência para contrariar o otimismo europeu foi notória em Lisboa.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quinta-feira

Neste dia, marcado pela assembleia geral anual de acionistas da EDP Renováveis, o Banco de Portugal publica as estatísticas das empresas não financeiras da central de balanços.

Opinião

O pesadelo das fofinhas

Todos dizem mal do carbono, só que ninguém quer acabar com ele. Sem alternativas viáveis, o carbono é insubstituível, e restringir o insubstituível apenas exponencia a subida do seu valor real.

E depois do atentado terrorista em Moscovo?

O facto da Ucrânia albergar terroristas que cometeram atos terroristas em território russo contra cidadãos russos confere a Moscovo o direito de ir atrás desses terroristas.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.